Doce de laranja-amarga, como fazer um excelente doce

O doce de laranja-amarga feito em casa é de preparação morosa, mas vale a pena dar-se a esse trabalho, pois o sabor compensa bem o esforço.

Ingredientes (para 4,5 kg): 1,5 kg de laranjas-amargas, 3 litros de água, Sumo de 2 limões, 3 kg de açúcar.

Lave as laranjas e enxugue-as bem. Descasque-as cuidadosamente com um descascador de batatas ou uma faca muito bem afiada, de forma a conserva­rem toda a parte branca.

Corte as cascas em juliana fina e ponha de lado. Corte as laranjas ao meio e esprema-as. guardando as sementes. Retire a parte branca às laranjas e pique-a. Coloque a parte branca e as sementes num pano e ate (boneca).

Corte a polpa da laranja em bocadi­nhos e ponha-a num recipiente com as cascas em juliana e a boneca. Regue com o sumo das laranjas e dos limões e a água. Leve a ferver no recipiente desta­pado, em lume brando, durante cerca de 2 horas, até a casca ficar macia e o líquido reduzido a metade. Fora do lume. retire a boneca e junte o açúcar, mexendo sempre até dissolver.

Leve novamente a lume forte e deixe ferver até atingir o ponto.

Deixe arrefecer durante cerca de 20 minutos. Guarde em boiões mornos, que lavou e secou previamente, cubra com rodelas de papel encerado e vede com tampas metálicas ou coberturas de celofane transparente presas com um elástico ou um cordel fino.

doce de laranja


2 comentários

  1. Maria Aparecida Valladares 30 de Abril de 2014
  2. Celeste Afonso 28 de Maio de 2015

Adicionar Comentário