Dicas Para Fazer Nhoque

Quem não gosta de um bom nhoque, ou mais conhecido como nhoque da fartura? Com aquele molho bem vistoso tanto vermelho quanto branco? Quer aprender como se faz? Simples, vamos mostrar dicas para fazer nhoque.

Algumas histórias contam que o nhoque foi uma comida oferecida a São Pantaleão, no dia 20 de dezembro por uma família pobre, que acabou dividindo seu único alimento, pois São Pantaleão bateu a sua porta como um andarilho, alegando muita fome.

Foi distribuído para cada pessoa 7 massinhas de nhoque, e como retribuição pela partilha debaixo de cada prato recolhido, havia uma boa quantidade em dinheiro.

Por isso existem culturas que o faz sempre no dia 29 de cada mês.

Por isso o nhoque é conhecido como um prato da fartura existe uma simpatia que diz que se deve colocar uma nota de qualquer valor em baixo de cada prato de nhoque, a pessoa deve ficar de pé e comer 7 massinhas e fazer um pedido enquanto come cada uma, depois disso pode se sentar e comer a vontade.

O dinheiro debaixo do prato deve ou ser guardado para outro dia 29, ou dado ou utilizado por uma pessoa necessitada, ou utilizado em outro dia 29 do nhoque. Para que a fartura daquela mesa nunca se acabe.

Dicas Para Fazer Nhoque1

 Passo-a-Passo do Nhoque

 O nhoque pode ser preparado tanto com batata como mandioquinha, existem até algumas receitas  dele recheado, com queijo, por exemplo, ou espinafre, aí de cada um.

 Ingredientes:

  • Batata
  • Ovo
  • Farinha de trigo
  • Sal
  • Azeite

Pegue todas as batas e as cozinhe com casca, e com sal. Após cerca de 20 minutos ou quando estiverem macias, retire-as da panela. Pode espetar um garfo para verificar sua maciez.
Descasque as batatas e as amasse com um amassador ou com o garfo mesmo. Nessa massa de batata pronta, adicione a farinha, sal, ovo e outros temperos de seu gosto, caso queira. Misture tudo com as mãos até obter uma maleável, isso ocorre cerca de um a dois minutos depois da mistura.

Polvilhe um espaço com farinha, e vá removendo pedaços e faça bolinhos de um tamanho pequeno, cerca de 3 cm de espessura. Trabalhe com a massa quente, não espere esfriar, e vá repetindo o processo até acabar toda a massa.

Após todos os bolinhos terem sido feitos, coloque uma panela com água no fogo e sal, espere a água ferver e adicione os bolinhos para cozinhar, mexe devagar apenas um pouco. Quando os nhoques subirem, significa que a massa está cozida, então os retire, use uma espumadeira para escorrer a água.

Adicione a um prato e cubra com o molho de sua preferência.

Se quiser poderá congelar os nhoques cozidos, que duram em média 3 meses e na geladeira de 2 a 3 dia. E para descongelar só colocar em água fervente por uns 5 minutos e está pronto para comer.

Uma receita ótima para você e sua família, o nhoque da fartura!


Adicionar Comentário