DICAS PARA FAZER LASANHA

A lasanha é um prato amado por todos. É conhecido por ser um prato familiar tradicional e acompanha todas as gerações. Muitas receitas são passadas de pais para filhos e de filhos para netos.

Essa tradição acompanha principalmente famílias italianas, local onde a receita foi criada entre os séculos XIII e XIV. Hoje existem muitas formas de se fazer a tradicional lasanha.

Recolhemos algumas dicas para fazer lasanha e fazer com que esse delicioso e simples prato se torne inesquecível para quem o provar.

Dicas

DICAS PARA FAZER LASANHAPara que você tenha sucesso em fazer uma boa lasanha, precisa entender que no mercado existem vários tipos de massa: seca (pré-cozida), fresca, de pastel ou de caixinha. Cada tipo precisa ser preparado de uma forma diferente.

Se você preferir, pode também fazer sua própria massa. Para isso, existem várias receitas. Escolhemos uma receita bem tradicional. Para isso, misture 1 copo de água, 1 copo de óleo, 3 ovos, farinha de trigo suficiente e sal a gosto.

Coloque numa panela a água para ferver, misture o ovo e o óleo e depois vá colocando trigo o suficiente até soltar a massa. Depois é só abrir a massa, cortar em tiras e colocá-las em água fervendo. Por fim, escorra e monte a lasanha como quiser.

Para preparar a lasanha, escolha um molho e um recheio de preferência e siga algumas dicas:

  • Use molhos mais ralos em massas pré-cozidas para amolecer a mesma.
  • Se utilizar massa de pastel, fure com um garfo para que a mesma não estufe sua lasanha.
  • A dica para utilizar massas de caixinhas é cozinhar al dente.
  • Massas frescas e caseiras vão depender do quanto elas estão secas. Se forem mais secas, use molhos mais ralos.

 O molho também é recheado de segredos para tornar a lasanha melhor. Por isso, existem dicas que facilitarão no preparo do molho da lasanha:

  • Se for utilizar um molho branco tradicional, tempere-o com noz-moscada ou com pimenta branca. Para ter um sabor mais acentuado, pode-se acrescentar queijo gorgonzola ao mesmo.
  • Para o molho à bolonhesa, refogue a carne e adicione paprica picante ou manjericão. Isso acentuará o sabor do mesmo.
  • Se a massa estiver muito seca, molhe-a com um pouco de leite antes de colocar o molho sobre ela.

Outro ponto chave para uma boa lasanha é a montagem. Use massas de qualidade e cozinhe durante pouco tempo na água. Dependendo da massa, pode-se realizar um choque térmico para se conseguir um resultado melhor.

Outra dica para melhor preparo da lasanha é secar a massa em um pano após o cozimento. Isso fará com que a mesma volte a ser cozida somente quando entrar no forno.

Por fim, evite montar lasanhas muito altas. Pode acontecer de a mesma quebrar e o resultado não será o esperado.

Procure sempre o equilíbrio entre quantidade de massa e de recheio na lasanha, o que também resultará em um prato melhor. Mais do que isso, faça uma lasanha com o recheio que melhor agrade seu paladar. Com certeza será um sucesso!


Adicionar Comentário