Demolhar, uma forma de preparar alimentos secos e salgados

A operação de demolhar consiste em introduzir um alimento em água fria para lhe retirar algumas impurezas ou sal ou, no caso dos alimentos Secos, para os re-hidratar, a fim de os amaciar. Para cozinhar bacalhau salgado, deverá pô-lo de molho pelo menos durante 24 horas. O bacalhau graúdo e muito alto exige uma demolha mais prolongada, que, contudo, nunca deve ultrapassar 48 horas.

O feijão seco e o grão deixam-se geralmente de molho de um dia para o outro. Depois de demolhados, os alimentos podem então ser cozinhados.

Bacalhau à Brás

Tempo de preparação: 30 minutos

Tempo de cozedura: 20 minutos

Ingredientes (para 4 pessoas):

500 g de bacalhau, 4 colheres de sopa de azeite ,500 g de batatas, 350 g de cebolas, 5 ovos,2 dentes de alho, 1 colher de sopa de salsa picada, Azeitonas pretas, Sal e pimenta

Ponha o bacalhau de molho de um dia para o outro em água fria com a pele virada para cima. No dia seguinte, retire-lhe as espinhas, envolva as lascas num pano e esfregue-as sobre uma mesa. O bacalhau deve ficar em fios.

Descasque as batatas, lave-as e corte-as em palha com a ajuda de um moinho ou de um ralador. Lave-as depois em várias águas, escorra-as e enxugue-as num pano. Descasque e pique os dentes de alho. Descasque e corte as cebolas em rodelas finíssimas.

Leve o azeite ao lume numa frigideira e, depois de quente, junte-lhe os dentes de alho. Assim que o alho começar a alourar, adicione imediatamente as batatas e frite-as ligeiramente, mexendo sempre com um garfo para evitar que fiquem coladas umas às outras. As batatas devem parecer mais cozidas do que fritas. Retire-as e, na mesma gordura, aloure as cebolas. Junte depois o bacalhau, envolva-o bem nas cebolas e deixe cozer durante 5 minutos. Introduza as batatas novamente na frigideira, mexa e regue com os ovos batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa sem parar sobre lume médio, de modo que os ovos fiquem macios. Sirva bem quente, polvilhado com salsa picada. Enfeite com azeitonas pretas.

INDICAÇÃO ÚTIL

Depois de demolhado, o bacalhau pode ser congelado. Deste modo, pode utilizá-lo sempre que desejar sem ter de esperar o tempo da demolha.


Adicionar Comentário