Como preparar uma tarte

Utilizando a mesma base (v. MASSAS PARA TARTES), poderá fazer tartes doces ou salgadas, consoante o preparado com que as rechear. Uma tarte com um recheie) salgado constituirá uma agradável entrada, mas também um saboroso prato principal se acompanhada com uma salada ou legumes cozidos. Uma tarte com um recheio doce — fruta em calda, chantily, compota, creme de chocolate ou de leite condensado — será sempre uma sobremesa muito apreciada.
As tartes, além de pratos económicos, podem consumir uma solução para uma refeição de emergência, principalmente se tiver uma base já preparada e congelada.
Seguem-se duas receitas de tartes, uma de bacalhau com queijo, que pode ser servida como prato principal e é uma forma de aproveitar um resto de bacalhau cozido, e outra de tarte de alperces, que constitui uma óptima sobremesa.

Tarte de bacalhau com queijo: TEMPO DE PREPARAÇÃO: 1 hora TEMPO DE COZEDURA: 40 minutos.
Ingredientes (para 6—8 pessoas):
Massa da tarte:
180 g de farinha
90 g de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de água
Sal

Recheio de bacalhau:
300 g de bacalhau
50 g de manteiga ou margarina
3 ovos
2,5 dl de leite
100 g de queijo Flamengo
7.5 g de azeitonas pretas
Sal e pimenta
Queijo raiado
Peneire a farinha sobre a pedra da mesa e faça uma cova ao centro. Coloque nela a margarina cortada em bocadinhos, um pouco de sal e a água. Misture estes ingredientes rapidamente com as pontas dos dedos e forme uma bola. Deixe repousar 30 minutos. Estenda-a com o rolo, com a ajuda de farinha, e forre uma forma de tarte. Pique o fundo com um garfo e leve a cozer em forno médio 15 minutos.
Entretanto, de uma rápida fervura ao bacalhau, previamente demolhado durante 24 horas em água mudada várias vezes. Retire-lhe a pele e as espinhas e faça-o em lascas.
Numa tigela, bata os ovos inteiros com o leite. Junte o bacalhau, o queijo cortado em falhas finas e as azeitonas descaroçadas e cortadas ao meio. Tempere com sal e pimenta. Coloque este recheio dentro da tarte. Polvilhe com queijo ralado e espalhe por cima nozinhas de margarina.
Leve a cozer em forno médio durante 25 minutos. Sirva imediatamente.

Tarte de alperces:TEMPO DE PREPARAÇÃO: 1 hora e 30 minutos TEMPO DE COZEDURA: 30 minutos
Ingredientes (para 6 pessoas):
250 g de farinha
130g de manteiga ou margarina
2.50 g de açúcar
600 g de alperces
0,5 dl de vinho do Porto

Peneire a farinha e coloque-a, juntamente com o açúcar, sobre a pedra da mesa. Faça uma cova ao centro, deite nela a margarina cortada em bocadinhos e o vinho do Porto. Misture rapidamente estes ingredientes com as pontas dos dedos. Comprima a massa e molde-a em bola.
Deixe descansar 30 minutos coberta com um guardanapo.
Entretanto, lave os alperces, enxugue-os e corte-os ao meio. Retire-lhes os caroços,
Estenda a massa com o rolo e forre uma forma de tarte. Polvilhe o fundo da tarte com 50 g de açúcar.
Disponha dentro dela os meios-alperces bem juntos uns aos outros, pousados sobre a sua superfície convexa, começando do exterior para o interior (o sumo dos alperces não escorrerá durante a cozedura e a massa ficará mais quebradiça). Polvilhe os alperces com o restante açúcar.
Leve a cozer em forno bem quente (t. 7) durante 30 minutos.


Adicionar Comentário