Como preparar um excelente Chá

Todos os chás provêm da mesma espécie de arbusto de folhas persistentesCamellia sinensis. As diferenças no sabor dependem do tipo de solo, da altitude e clima da zona onde o arbusto é cultivado e dos métodos de produção. Obtêm-se vários tipos de chás misturando folhas de proveniências diferentes ou acrescentando flores e óleos de frutos naturais às folhas durante a transformação manufactureira.

Chá preto

As folhas são fermentadas depois de terem sido apanhadas e produzem sabores típicos de cada região de cultivo — o chá de Assam, de sabor maltado; o de Darjeeling, de sabor delicado; o de Ceilão, leve mas forte. A maior parte das marcas são misturas de regiões diferentes, sobretudo da índia, Sri Lanka (Ceilão) e África Oriental.

Os termos «Orange Pekoe», «Pekoe» e «Pekoe Souchong» designam os tamanhos das folhas em ordem decrescente. A medida que o seu tamanho diminui, são precedidas dos termos «Broken», «Fannings» e «Dusts». As pontas Pekoe são as folhas das pontas dos rebentos que produzem o chá da melhor qualidade.

O English Breakfast Tea é uma mistura de chás aromáticos e fortes de Ceilão e Assam, enquanto o Earl Grey é uma mistura de chás da China perfumados com óleo de bergamota.

Os chãs da índia e de Ceilão podem ser servidos com leite; os chás da China — de paladar mais suave — são servidos simples ou com limão. Os chás da China incluem Keemun, Ching Wo e Lapsang Souchong.

Chá verde

As folhas não fermentadas produzem um chá de cor ténue e aroma suave. A maior parte dos chás verdes provém da China e do Japão. Incluem o Hoo Chow e o Gunpowder.

Chá Oolong

As folhas são em parte fermentadas e têm um aroma entre o do chá preto e o do verde. O chá Oolong provém da China e de Taiwan, O Oolong da Formosa (Taiwan) é tido como um dos chás de melhor qualidade do Mundo, assim como um dos de preço mais elevado.

Como preparar o chá

Escalde o bule com água a ferver. Depois, deite o chá no bule, na proporção de uma colher de chá por cada pessoa e uma colher adicional para o bule. Despeje a água a ferver sobre o chá, levando em conta a porção de chá utilizado e o tamanho do bule,

Mexa o chá e deixe-o abrir durante 5 minutos — 2 ou 3 minutos apenas para o chá verde, que infunde mais depressa, Não deixe o chá em infusão mais do que alguns minutos para que não fique com sabor amargo. Sirva o chá. Pode voltar a encher o bule com água a ferver para servir uma segunda vez, mas, naturalmente, este chá não será tão aromático.

Guarde as folhas de chá em local seco e ao abrigo da luz directa e utilize um recipiente estanque para que o chá mantenha o aroma.


2 comentários

  1. Plinio Texeira 30 de Agosto de 2012
  2. Plinio 30 de Agosto de 2012

Adicionar Comentário