Como preparar e cozinhar alcachofras

Saiba como cozinhar umas fantásticas alcachofras, obtenha uma iguaria muito saudável e saborosa. A receita de alcachofras cozidas é muito fácil de fazer. Saiba como fazer alcachofras deliciosas.

As alcachofras são utilizadas em dietas, e a planta também é muito utilizada como pode ver no artigo planta medicinal Alcachofra para fins trapêuticos.

Como preparar e cozinhar as alcachofras

Com uma faca afiada, corte o caule da alcachofra rente à base e apare cerca de 1,5 cm na parte superior das folhas. Com uma tesoura, corte as pontas das folhas de fora; em seguida, esfregue limão nos pontos onde cortou para evitar que a alcachofra perca a cor.

Ponha as alcachofras numa caçarola grande de esmalte ou aço inoxidável com água a ferver temperada com sal (2 colheres de chá de sal para cada 6 dl de água). Não utilize panelas de alumínio porque a alcachofra perderá cor. Deixe ferver com a panela destapada durante 20 a 30 minutos, consoante o tamanho das alcachofras. Pode também cozer a vapor durante 45 a 50 minutos; neste caso, deite a água já a ferver na panela e acrescente umas gotas de vinagre ou sumo de limão.

Para verificar se as alcachofras já estão cozidas, puxe com cuidado uma folha junto da base. Se a folha sair facilmente e a base carnuda estiver tenra, pode retirar as alcachofras com o auxílio de uma escumadeira. Afaste as folhas verdes exteriores para pòr à vista as folhas interiores, macias, de cor púrpura, e depois afaste essas folhas para atingir o feno. Use uma colher para retirar os fios do feno e deixe o fundo à vista. Volte a alcachofra para baixo e deixe escorrer durante 2 a 3 minutos. O feno pode ser retirado antes de levar a alcachofra ao lume, mas é uma operação difícil, pois as folhas são muito rijas. No entanto, sem o feno o tempo de cozedura da alcachofra fica reduzido a metade.

Em geral, serve-se uma alcachofra por pessoa com molho de manteiga e, se gostar, sumo de limão. Tire uma folha, molhe a parte carnuda na manteiga, segure entre os dentes e puxe. Por fim, o fundo, ou coração, é comido com garfo e faca.


13 comentários

  1. claudio 23 de Outubro de 2010
    • Vânia Maria Alves de Oliveira 21 de Julho de 2011
  2. fabiana 3 de Janeiro de 2012
  3. Carlo Arlene 20 de Março de 2012
  4. Luciane Carmona Maia 13 de Outubro de 2012
  5. beto 20 de Outubro de 2012
  6. TELMO RUBENSOM DEWES 29 de Outubro de 2012
  7. Salete Zanin Vogt 6 de Novembro de 2012
  8. Odair Souza Souza 14 de Novembro de 2012
  9. Maria Araújo 15 de Novembro de 2012
  10. Manuela Sá Oliveira 21 de Junho de 2013
  11. marcelo augusto 17 de Novembro de 2013
  12. Maria do Carmo Lopes 21 de Setembro de 2016

Adicionar Comentário