Como planear ementas sem carne para vegetarianos

Se tem de cozinhar para um vegetariano, comece por se informar sobre o tipo de alimentação que ele adopta.

A dieta vegetariana mais rigorosa exclui todos os produtos de origem animal: não só a carne como também os ovos, os lacticínios.

Outras dietas vegetarianas excluem a carne, mas incluem leite e outros laticínios. Alguns vegetarianos incluem peixe e ovos na sua dieta.

Dado que os alimentos excluídos da dieta vegetariana são ricos em proteínas, indispensáveis para a reconstituição do organismo, será necessário substituí-los por outros alimentos ricos em proteínas para que a dieta seja equilibrada do ponto de vista nutricional. Há quatro grupos de alimentos que podem satisfazer todas as necessidades dietéticas de um vegetariano. São os seguintes: leguminosas (ervilhas, feijão, lentilhas) e frutos secos, cereais como o trigo e o arroz, fruta e legumes e lacticínios.

Inclua diariamente alimentos de cada um destes grupos para que a dieta seja equilibrada, Caso a dieta adoptada não admita os lacticínios, sirva várias qualidades de legumes verdes, tais como brócolos, couves-de-bruxelas e espinafres, para substituir o leite como fonte de cálcio. Estes legumes são também ricos em ferro.

Existem diversos livros de cozinha vegetariana que contêm receitas à base de alimentos vegetarianos cozinhados de uma forma agradável e nutritiva. Essas receitas incluem com frequência pratos típicos do Extremo e do Médio Oriente, onde há uma longa tradição de cozinha vegetariana e em que os pratos são temperados com grande variedade de ervas aromáticas e especiarias para tornar essas refeições sem carne mais saborosas e variadas.


Adicionar Comentário