Como fazer sushi

O sushi é uma das comidas mais famosas do mundo, pois é o símbolo do Japão. Ultimamente tem vindo a ganhar enorme popularidade, sendo apreciado por muitas pessoas, que simplesmente amam este prato.

Como nem tudo são coisas boas, os bons restaurantes de sushi costumam ser caros, o que faz com que nem sempre estejam acessíveis a todas as carteiras.

No entanto, existe uma alternativa mais em conta, que muitos desconhecem: fazer sushi em casa.

Se não sabe como fazer sushi em casa, então confira as nossas próximas dicas. Garantimos que vai ficar mais em conta e igualmente delicioso!

sushi1

 

Siga este guia simples para descobrir como fazer sushi:

Ingredientes:

  • vegetais
  • peixes ou crustáceos
  • vinagre de arroz
  • arroz para sushi
  • algas desidratadas sem sal
  • açúcar
  • sal.

Poderá também utilizar wasabi, gengibre em conserva ou molho shoyo.

Como preparar o sushi:

  1. O primeiro passo é escolher 2 tipos de vegetais e um peixe. Para além disso, deverá ter algas desidratadas que são conhecidas como nori e arroz cru.
  2. Em seguida, deverá colocar 2 xícaras de arroz numa panela. Lave o arroz algumas vezes até que a água de arroz não fique turva. De seguida, deverá encher a panela de arroz com água nova. A quantidade desta irá diretamente depender da quantidade de arroz e do tempo que este demora a cozer.
  3. Lave bem os legumes e coloque-os numa tábua. Corte as cenouras ao meio, de preferência em tiras longas e finas. Faça o mesmo com os outros legumes, tais como o pepino.
  4. O quarto passo consiste em cortar o kani kama em tiras finas. No entanto, tenha sempre cuidado para que estas fiquem sempre com a mesma espessura.
  5. Confira a cozedura do arroz. Ou seja, veja se ele está pronto. Se estiver, meta-o num prato e reserve.
  6. Meta duas colheres de sopa de vinagre de arroz numa tigela. A quantidade irá depender do seu gosto. Aconselhamos que adicione,mais ou menos, duas colheres de vinagre de arroz.  A quantidade utilizada irá influencias o sabor e a consistência do arroz. Para não correr riscos, você deve colocar menos no início e, se for preciso, adiciona mais tarde um pouco. Após isso, adicione o açúcar, o sal, e mexa até estes se dissolverem.
  7. Quando tiver finalizado o passo anterior, despeje a mistura no arroz e misture. Se for necessário, adicione vinagre de arroz com o objetivo de deixar os grãos de arroz separarem-se mais facilmente.
  8. Agora você vai ter que colocar uma folha de nori numa esteira de bambu e espalhar o arroz sobre ela. Não devem existir espaços vazios entre o arroz. Tente humedeçer a borda com vinagre de arroz, para que grude quando estiver na hora de enrolar. Quando tudo isso estiver feito, coloque as tiras dos legumes e do kani kama no arroz.
  9. Chegou a hora de enrolar o bambu formando assim um longo rolo. Dobre o teço inferior e após isso dobre mais uma vez. O resultado final deverá ser uma espécie de tubo. Remova o rolo de sushi da esteira de bambu.
  10. Corte o rolo ao meio, com o objetivo de deixar uma metade paralela à outra. Repita o processo cortando as duas metades ao meio ao mesmo tempo. Depois, pegue os próximos pedaços de sushi e repita o processo novamente.

Adicionar Comentário