Como fazer sopas e caldos

  • on 5 de maio de 2011
  • Likes!

Em geral, consideram-se as sopas apenas uma entrada, mas, consoante a sua consistência, poderão constituir uma refeição ligeira ou substancial. Um caldo é o líquido condimentado resultante da cozedura de certos alimentos em água (carne, peixe, frango, etc.) e normalmente é servido só com uma ligeira guarnição.

Como preparar um caldo:
Para obter um caldo nutritivo e rico cm aromas, corte os alimentos em pedaços. Leve ao lume a cozer em água fria. Tenha sempre em consideração a qualidade dos alimentos. Para desengordurar um caldo, coe e deixe arrefecer. Em seguida, regue-a com uma colher a gordura que se encontra à superfície.
Sirva os caldos bem quentes com a guarnição escolhida — massinhas, quadradinhos de pão, queijo ou fiambre, legumes em juliana, salsa e ovo cozido picados. Se quiser, pode ligar um caldo com fécula, gemas, natas 011 ainda qualquer legume cozido à parte e adicionado já sob a forma de puré. Segue-se uma receita de um caldo de peixe.
Caldo de peixe:
TEMPO DE PREPARAÇÃO: 2 horas TEMPO DE COZEDURA: 1/2 hora e 20 minutos
Ingredientes (para 6 pessoas):
1/2 espinha de peixe com cabeça
1 cenoura
2 tomates
1 cebola
1 copo de ninho branco seco
1 ramo de cheiros
Sal
Pimenta em grão
Introduza a espinha de peixe mais o ramo de cheiros em água, junte a cebola, a cenoura, o tomate, o vinho e a pimenta e deixe ferver durante 1-2 horas. Se necessário, junte um pouco mais de água.
Regue a espinha e passe o caldo pelo passador. Tempere este preparado com sal e leve novamente ao lume a fim de concentrar um pouco.
Sirva o caldo com uma guarnição adequada.

Como preparar uma sopa-puré:
Pode obter uma sopa-puré de duas maneiras: estufando os elementos que formarão o puré e adicionando-lhes depois o líquido, ou cozendo simultaneamente todos os elementos, passando-os posteriormente. Segue-se uma receita de um puré de legumes previamente estufado.

Puré de legumes:
Ingredientes:
250g de cenouras 200g de nabos
2 alhos franceses cebola
3 batatas
50g de manteiga ou margarina
7,5 dl de caldo de carne
Sal e pimenta
Corte as cenouras, os nabos, os alhos franceses (só a parte branca) e a cebola em juliana grossa.
Derreta a margarina e junte os legumes. Tempere com sal e pimenta e deixe estufar em lume muito brando. Quando o estufado estiver bem macio, regue com o caldo de carne quente.
Descasque as batatas e corte-as em quadradinhos. Junte ao caldo e deixe cozer até se desfazerem. Bata a sopa de modo a obter um puré bem macio. Leve ao lume e, na altura de servir, adicione um pouco de manteiga e junte quadradinhos de pão torrado.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *