Como fazer recheios

Em Portugal, é costume rechear o peru para a ceia de Natal enchendo o papo e, frequentemente, a cavidade abdominal com um ou dois preparados diferentes.
Uma carne recheada, além de mais saborosa, torna-se um prato económico, pois deste modo dará para um maior número de pessoas. Pode também rechear bolos, tortas e tartes, conseguindo assim sobremesas mais requintadas. Seguem-se duas receitas de recheios salgados, uma pata peru e outra para peito de vitela, e uma receita de creme pasteleiro, para rechear bolos e tartes.

Recheio para peru

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 20 minutos

Ingredientes
500g de carne de porco 250 g de toucinho
50g de fígado de vitela
100g de miolo de pão
1 cebolinha
50 g de pinhões
50 g de azeitonas
1 dl de aguardente velha Salsa
2 ovos
Sal, pimenta e especiarias Fígado e rins de peru

Passe a carne de porco e a cebolinha pela máquina dos picados. Pique o toucinho, o fígado de vitela e o fígado e os rins de peru.
Misture as diferentes carnes e junte ainda o miolo de pão esfarelado, os pinhões, as azeitonas sem caroço e 1 colher de sopa de salsa picada.
Ligue com os ovos batidos e a aguardente e tempere com sal, pimenta e especiarias. Recheie o peru com este preparado, cosa a abertura e deixe de um dia para o outro.

Peito de vitela recheado

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 25 minutos
TEMPO DE COZEDURA: 1 hora e 25 minutos

Ingredientes (para 8 pessoas):
800g de peito de vitela
1.5 dl de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga ou
margarina 2 colheres de doce de laranja-aniarga Sumo e raspa de 1 laranja

Recheio:
200 g de carne de salsicha
100 g de fígado de vitela picado
1 ovo
1 cebola picada
1 mão-cheia de miolo de pão
1.5 dl de leite
1 colher de chá de salsa picada
1 dente de alho
Raspa de casca de laranja Sal e pimenta

Desosse o peito de vitela e apare-o. Amoleça o miolo de pão no leite quente. Escorra, esmague e junte-o à carne das salsichas. Junte ainda o fígado, o alho, a cebola e a salsa picados e o ovo. Tempere com sal, pimenta e raspa de casca de laranja, misturando tudo muito bem. Barre o peito de vitela com esse preparado, ate e aloure-o uniformemente na margarina bem quente. Tempere com sal e regue com o vinho branco. Tape e leve a cozer em lume brando durante 1 hora e 15 minutos. Corte o peito de vitela em fatias e coloque-as, ligeiramente sobrepostas, num prato aquecido. Coe o molho da cozedura e junte o doce de laranja–amarga. o sumo e a raspa de laranja.

Creme pasteleiro

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 15 Minutos

Ingredientes
4 ovos
175 g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de farinha
5 dl de leite Baunilha (vagem)

Coloque num tacho os ovos inteiros, a farinha, o açúcar e a manteiga ou margarina. Misture todos os ingredientes com uma colher de pau. Leve o leite ao lume a ferver cm baunilha e junte-o ao preparado anterior. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, e deixe o creme engrossar, sem deixar ferver, para evitar que talhe.


Adicionar Comentário