Como fazer puré de batata

O puré de batata é um ótimo acompanhamento em refeições. Adicionalmente, não só é fácil de fazer, como também é bastante económico face a outro tipo de acompanhamentos.

Nunca fez? Então aprenda a fazer puré de batata caseiro com a nossas dicas úteis já abaixo.

Dicas para um puré de batata delicioso

Receita de puré de batata caseiro

Para fazer um puré de batata caseiro, vai precisar de:

  • sete batatas de tamanho médio
  • água e sal a gosto
  • uma caneca de leite meio gordo quente
  • uma colher de sobremesa de manteiga
  • uma pitada de noz moscada
  • uma pitada de pimenta branca (caso goste de a utilizar nos seus cozinhados)

Como preparar a receita:

Comece por descascar as batatas e cortá-las em pedaços. Coloque-as a cozer em água abundante com sal a gosto, até que fiquem macias, o que deverá levar cerca de 10 a 15 minutos, desde que a água comece a ferver depois de as colocar lá dentro.

De seguida, escorra a água e desfaça as batatas com o passe-vite. Aqueça bem o leite que vai usar. Junte às batatas uma colher de sobremesa de manteiga, a noz moscada e a pimenta.

Vá mexendo com bastante energia e com uma colher de pau, juntando o leite aos poucos, até que tenha a consistência que pretende. Poderá agora provar para verificar se está a gosto ou se precisa de mais sal.

É verdade que à venda poderá encontrar puré de batata de qualidade, pois os instantaneos que existem à venda nos supermercados já são bons. Mas um puré de batata caseiro, para além de ser mais saudável, também é sempre melhor e mais saboroso.

 

pure-batata2

 

Receita de puré de batata para 2 pessoas

Também poderá optar por uma receita para fazer puré de batata para apenas duas pessoas. Assim, vai precisar de:

  • quatro a cinco batatas de tamanho médio
  • meia chávena de chá de leite (não existe uma quantidade exata para o leite, pois vai depender de quão cremoso pretende que o puré fique)
  • duas a três colheres de sopa de manteiga
  • sal e noz moscada a gosto.

Comece por lavar as batatas. Descasque-as e corte cada uma a metade ou em quatro partes, pois isso irá fazer com que cozam mais rápido. Deixe-as cozinhar por 15 minutos, ou até que quando as espetar com um garfo, elas se despedacem. Aproveite para aquecer o leite e tire a manteiga do frigorífico.

Uma vez cozinhadas as batatas, tire a agua da panela e coloque-a de novo no fogão. Caso pretenda, poderá ligar o lume de novo, mas no mínimo, apenas para manter as batatas quentes.

Adicione, agora, a manteiga e amasse as batatas até que se transformem em puré. Continue a amassar e junte o leite, aos poucos, e mexa bem. Faça isto até que o puré de batata atinja a cremosidade desejada. Adicione sal e noz moscada a gosto.


Adicionar Comentário