Como fazer pipocas doces

1º – Reunir os ingredientes necessários:

  • milho
  • óleo alimentar
  • açúcar branco

 

2º – Fazer as pipocas

Cubra o fundo de uma panela com milho, sem sobrepor. Deite um pouco de óleo, o suficiente para untar o milho. Ligue o lume (brando) e tape bem a panela. Quando reparar que o milho já está a estalar, agite a panela. Quando o matraquear das pipocas reduzir de intensidade, desligue o lume e espere que o último grão de milho “rebente”. Nesta altura, pode tirar a tampa e ver o magnífico espectáculo que é a panela cheia de pipocas.

 

3º – Adoçar as pipocas

Ponha uma caçarola em lume brando. Cubra o fundo com açúcar e deite as pipocas suficientes para cobrirem, também, o fundo. O objectivo é derreter o açúcar. Por isso, assim que o açúcar comece a ficar líquido e com a ajuda da colher de pau, movimente as pipocas em sentido circular para se agarrarem ao açúcar. Quando o açúcar ficar em tom amarelado, retire a caçarola do lume, mexendo continuamente. Quando já não houver açúcar na caçarola, coloque as pipocas para uma travessa grande.

Atenção: Não coma logo as pipocas, pois o açúcar funde a uma temperatura muito elevada.

 

4º – Adoçar as pipocas

Como o açúcar cristalizou na caçarola, a sua remoção faz-se facilmente com água a ferver. Portanto, ponha água na caçarola e leve-a ao lume. Quando levantar fervura, mexa com a colher de pau, descolando simultaneamente o açúcar da caçarola e da colher de pau. A seguir, lave normalmente.


Adicionar Comentário