Como fazer arroz branco

Saiba como fazer arroz delicioso. O arroz pode ser cozido ou frito. Antes de cozinhar, ponha-o num passador e lave-o em água fria corrente. Em geral, conta-se com 50 g de arroz não cozinhado por pessoa.
O arroz cozinhado quase triplica de volume.

Meça sempre o arroz com o líquido da cozedura

Para cada chávena de arroz, serão precisas 2 chávenas de água, caldo de galinha ou de legumes e meia colher de chá de sal.
Coza sempre o arroz num recipiente largo.

O arroz integral que é mais rico em fibras tem um tempo de cozedura que é o dobro do do arroz branco. O seu sabor é mais acentuado e lembra vagamente o das nozes.

Como fazer Arroz cozido

Leve ao lume a água ou o caldo. Quando ferver, junte o arroz com o sal;
deixe novamente levantar fervura e mexa uma vez.
Cubra a panela com uma tampa que vede bem, Baixe o lume e deixe cozinhar lentamente, sem levantar a tampa, durante 15 minutos para o arroz branco ou 30 minutos para o arroz integral ou até que o liquido tenha sido todo absorvido.

O arroz também pode ser cozinhado numa panela eléctrica própria (siga as instruções que acompanham a panela) ou no forno. Ponha o arroz numa caçarola, cubra-a com água a ferver temperada com sal, mexa bem e cubra com papel de alumínio e uma tampa. Ponha no centro de um forno pré-aquecido a 180°C durante 30-45 minutos ou até o líquido ter sido todo absorvido e os grãos estarem brandos.

Como fazer Arroz frito

É uma boa maneira de transformar restos de arroz cozido num prato saboroso. Existem diversas formas de preparar arroz frito que pode, por exemplo, ser servido com comida chinesa.
A receita de arroz frito que se apresenta a seguir demora 5 minutos a preparar, 30 minutos a cozinhar e dá para 4 pessoas:

Ingredientes para fazer o arroz frito

  • 125 g de arroz de grão longo
  • 2 fatias de bacon entremeado
  • 1  cebola
  • 25 g de manteiga, azeite ou óleo
  • 2  dl de caldo de galinha Sal e pimenta-preta

como fazer o arroz frito

Tire o courato e as cartilagens do bacon e corte em cubos pequenos.
Descasque e pique muito bem a cebola.
Frite o bacon numa frigideira em lume brando até a gordura derreter.
Em seguida, junte a manteiga, o arroz e a cebola e continue a fritar e a mexer até a cebola estar transparente e o arroz levemente alourado.
Deite metade do caldo sobre o arroz e cozinhe em lume moderado até o líquido ter sido absorvido.
Mexa então com um garfo e separe os grãos. Tempere o arroz com sal e pimenta a seu gosto.

Tamanho dos grãos de arroz

O arroz branco e o integral têm três tamanhos de grão longo, médio e curto. O arroz de grão longo (solto quando cozinhado) é adequado para pratos como caris, paellas,, risotos e saladas.
O arroz de grão médio (grãos ligeiramente colados uns aos outros quando cozinhados) é adequado para pastéis de arroz fritos e recheios.

E você tem mais alguma dica a acrescentar para fazer um arroz delicioso?


3 comentários

  1. luana 13 de Fevereiro de 2011
  2. Marcia Ferreira Ferreira 22 de Março de 2012
  3. manoela 29 de Abril de 2013

Adicionar Comentário