Como escalfar ovos

Leve ao lume um tacho de fundo grosso ou um escalfador de ovos com água a que adicionou um pouco de vinagre (1 dl de vinagre para 1 L de água) e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura. Reduza a temperatura, mantendo a água apenas a borbulhar. Abra os ovos um a um para dentro de uma tacinha e faça-os deslizar cuidadosamente para a água. Com a ajuda de duas colheres de sopa, junte rapidamente as claras em torno da gema. Tape o recipiente e deixe cozer durante cerca de 4 minutos. Retire os ovos com uma escu

Print Friendly, PDF & Email

como-escalfar-ovos

Os ovos escalfados servem como com­plemento de alguns pratos famosos da cozinha portuguesa tradicional, entre os quais se contam a açorda à alentejana, as ervilhas guisadas e a sopa de tomate.

Como proceder

Leve ao lume um tacho de fundo grosso ou um escalfador de ovos com água a que adicionou um pouco de vinagre (1 dl de vinagre para 1 L de água) e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura. Reduza a temperatura, mantendo a água apenas a borbulhar. Abra os ovos um a um para dentro de uma tacinha e faça-os deslizar cuidadosamente para a água. Com a ajuda de duas colheres de sopa, junte rapidamente as claras em torno da gema. Tape o recipiente e deixe cozer durante cerca de 4 minutos. Retire os ovos com uma escumadeira e mergulhe-os em água fria para deter a cozedura.

Se pretender escalfar um número reduzido de ovos, pode fazê-lo directamente no líquido do prato a que se destinam.

Ervilhas com ovos escalfados

Tempo de preparação: 30 minutos tempo de cozedura: 1 hora
Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 3,5 kg de ervilhas
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina 100 g de toucinho magro 150g de chouriço de carne
  • 1  cebola
  • Salsa e segurelha
  • 2  tomates
  • Sal, pimenta e açúcar 4 ovos

Descasque as ervilhas. Corte o toucinho em liras. Derreta a margarina e frite o toucinho. Junte a cebola, os tomates, as ervilhas, um ramo de salsa e segurelha. Deixe saltear um pouco.

Junte a água quente suficiente para as ervilhas cozerem e o chouriço. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de açúcar e deixe cozer em lume brando. Alguns minutos antes de terminar a cozedura, abra os ovos para dentro das ervilhas, tape o tacho e deixe-os escalfar.

Sirva as ervilhas bem quentes com os ovos, o chouriço cortado em rodelas e o toucinho.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Culinária

Comentários

  • é bom ter receitas praticas e aqui da uma ajuda!

    antonio pereira 29 de novembro de 2010 15:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *