Como cuidar, limpar e conservar Panelas de Pressão

Lave a panela de pressão em água quente com sabão. Guarde-a sem tampa para que o ar possa circular no interior do recipiente e certifique-se de que a válvula de segurança de borracha está bem limpa.
Retire manchas do interior do recipiente de acordo com as instruções do fabricante; em alternativa, ferva na panela uma solução fraca de cremor tártaro e água. Deixe actuar durante três horas, depois despeje, lave e seque.

Print Friendly, PDF & Email

Lave a panela de pressão em água quente com sabão. Guarde-a sem tampa para que o ar possa circular no interior do recipiente e certifique-se de que a válvula de segurança de borracha está bem limpa.

Retire manchas do interior do recipiente de acordo com as instruções do fabricante; em alternativa, ferva na panela uma solução fraca de creme tártaro e água. Deixe actuar durante três horas, depois despeje, lave e seque.

Como substituir a válvula de segurança da Panela de Pressão

 

Se o pino da válvula de segurança de borracha saltar com frequência, é a altura de o substituir.
Para retirar o pino, exerça pressão para baixo e puxe-o por baixo; depois, retire a válvula, se necessário com a ajuda de uma chave de fendas a servir de alavanca, mas com cuidado.
Coloque no lugar a nova válvula, que pode encontrar em lojas de ferragens ou de electrodomésticos, pela parte de baixo. As válvulas possuem uma marca no lado que deve ficar para cima. Verifique se está na posição correcta.

Como substituir a junta vedadora da Panela de Pressão

 

Se a tampa da panela deixar escapar vapor, torna-se necessário substituir a junta de borracha, que pode adquirir em lojas de ferragens e de electrodomésticos.
Siga as instruções do fabricante para proceder a substituição; em alternativa, vire a tampa com a face inferior para cima e utilize uma chave de fendas como alavanca para retirar a junta. Lave o interior da borda com água morna de sabão. Se ficarem restos de borracha agarrados à borda, remova-os com um esfregão de palha-d'aço impregnado de sabão. Seque muito bem a tampa, depois monte a nova junta, comprimindo-a no lugar a toda a volta da borda. Para facilitar a colocação, amacie previamente a junta nova em água quente.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *