Como cozinhar diferentes tipos de carne num forno

As carnes de primeira qualidade são as melhores para um bom assado. Na altura de cozinhar, a carne deve estar à temperatura ambiente; seque-a com papel de cozinha absorvente, pois a carne húmida não tosta bem. Sc tiver carne congelada, deixe-a descongelar completamente antes de a cozinhar.

Cozinhar Carne de Vaca no Forno

As melhores peças de carne de vaca para assar são o rosbife, o acém, o ganso e o lombo. Uma peça de 1,5 kg ou mais assa melhor que uma peça mais pequena.

Para preparar a peça, esfregue-a toda com pimenta acabada de moer ou mostarda. Se a peça tiver osso, coloque-a numa grelha num tabuleiro com a camada de gordura para cima.

Depois, coloque o tabuleiro a meia altura no forno aquecido a 220°C (termostato 7). Ao fim de 20 minutos, baixe a temperatura para 190°C (termostato 5), depois deixe assar 15 minutos por cada 500 g de carne, se a desejar mal passada, ou 20 minutos por cada 500 g, se a desejar meio passada. Deixe as peças desossadas assar 25 minutos por cada 500 g.

Durante a assadura regue a peça de vez em quando com o molho que se vai formando no fundo do tabuleiro. Próximo do fim do tempo de assadura, introduza um espeto no centro da peça perto do osso. Se os sucos que escorrerem forem rosados, a peça continua mal passada. Se forem transparentes e dourados, a peça está bem passada.

Pode também verificar o grau de assadura com um termómetro de carnes. Introduza o termómetro na carne, evitando o osso. Se indicar 65°C, a carne está mal passada; aos 70″C está meio passada; aos 77°C está bem passada.

Depois de assada, cubra a peça com folha de alumínio e deixe-a arrefecer durante 15-30 minutos antes de trinchar. Utilize os sucos que ficaram no tabuleiro para fazer molho de carne.

Cozinha Borrego no Forno

Esta carne é sempre tenra, pelo que todas as peças, excepto o cachaço, dão bons assados.

Uma boa maneira de assar borrego consiste em colocar a peça com o lado gordo para cima numa cama de legumes, como, por exemplo, cenouras e cebolas às rodelas. Coloque-a no forno aquecido a 180 ºC (termostato 4). Se a peça tiver osso, asse-a durante 20 minutos por cada 500 g, depois mais 20 minutos. Se a peça não tiver osso, asse-a durante 25 minutos por cada 500 g, mais 25 minutos.

Regue a carne durante a assadura. Próximo do fim do tempo de assadura, experimente com um espeto, tal como se faz com a carne de vaca, ou com um termómetro de carne. Quando o termômetro indicar 70°C, a carne está meio passada; aos 80°C está bem passada. Deixe a peça descansar, tal como se faz com a carne de vaca.

Cozinhar carne de Porco no Forno

Se a carne estiver congelada, deixe descongelar completamente antes de ser cozinhada. Todas as peças são próprias para assar, mas a perna, a espádua e a mão têm um courato que forma uma crosta saborosa e estaladiça.

Utilize a ponta de uma faca afiada para cortar o courato com golpes fundos e regulares. Esfregue com azeite ou óleo e polvilhe com bastante sal grosso.

Ponha a peça com a zona de maior espessura de gordura voltada para cima sobre uma grelha apoiada num tabuleiro. Se a peça tiver osso, asse no forno aquecido a 220°C (termostato 7) durante 25 minutos por cada 500 g e mais 25 minutos. Se a peça não tiver osso, asse no forno aquecido a 190°C (termostato 5) durante 35 minutos por cada 500 g e mais 35 minutos.

Ccomo se faz com a carne de vaca, mas os sucos devem apresentar-se transparentes e dourados. Se utilizar um termómetro de carnes, a temperatura deve ser 90°C. Deixe a peça repousar, tal como a carne de vaca. Sirva com puré de maçã.

Cozinhar carne de Veado

Embora não seja muito vulgar no nosso país, pode por vezes encontrar-se carne de veado à venda nas charcutarias especializadas, a qual pode constituir uma variante para uma ocasião especial. Uma peça de carne de veado é escura, de grão denso e muito seca.

Pelo menos duas horas antes de cozinhar o veado, esfregue bastante óleo na superfície da peça e polvilhe com sal e pimenta moída na altura.

Como alternativa, polvilhe com sal e pimenta e barre abundantemente com banha ou envolva a peça em tiras de toucinho fumado. A carne de veado também pode ser marinada.

Envolva a peça em folha de alumínio sem apertar, fechando bem os bordos da folha, depois asse no forno aquecido a 200°C (termostato 6) durante 20 minutos por cada 500 g e mais 20 minutos.


6 comentários

  1. Regina Justah 30 de Dezembro de 2010
  2. Maria Helena Fernandes Sasso 6 de Maio de 2012
  3. José António Costa 18 de Junho de 2012
  4. Dilmaluisa D'Silva 26 de Junho de 2012
  5. Mauricio Dos Santos 8 de Setembro de 2013

Adicionar Comentário