Como fazer Cannelloni

Os cannelloni são uma das maiores variedades de massa italiana em forma de tubo — o termo cannelloni significa, literalmente, «canudos grandes». Esses canudos, com cerca de 7,5 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, podem ser comprados secos e embalados ou frescos nas lojas da especialidade. Os cannelloni frescos devem ser consumidos no prazo de 2-3 dias; o produto seco dura até 2 anos.

A massa seca aumenta de volume com a cozedura, pelo que 50 g de cannelloni dão 175 g depois de cozidos. O tempo de cozedura são 15-20 minutos.

Os cannelloni têm pouco sabor próprio, mas constituem uma base ideal para recheios de saborosas misturas de carne, peixe ou legumes e servem-se com molho.

Eis uma receita simples mas deliciosa, suficiente para quatro pessoas:

Ingredientes para fazer cannellonis

8 cannelloni

500 g de espinafres frescos 250 g de frango cozido 25 g de margarina

  1. colher de sopa de farinha

  2. dl de leite

1 lata grande de tomate pelado 75 g de queijo Parmesão ralado Sal e pimenta-preta

Preparação dos cannellonis

Lave os espinafres, ponha–os numa caçarola grande sem acrescentar água, cubra-a e coza-os em lume brando durante 10 minutos. Escorra os espinafres num passador, esprema-os com uma colher de pau para lhes retirar toda a humidade e em seguida pique-os grosseiramente. Corte em pequenos pedaços ou pique a carne do frango.

Cozedura

Derreta a manteiga numa caçarola, acrescente-lhe a farinha, ao mesmo tempo que mexe, e deixe cozer em lume brando durante 1 minuto; depois, lentamente, junte o leite para fazer um molho leve. Ferva e tempere com sal e pimenta acabada de moer. Deixe ferver a fogo lento durante 2-3 minutos ou até o molho engrossar. Retire a caçarola do lume. Junte os espinafres e o frango, mexendo.

Ponha os cannelloni num tacho com água a ferver a que adicionou sal e deixe cozer durante 15 minutos ou até a massa ficar tenra; depois, escorra e deixe arrefecer durante alguns minutos. Aqueça o forno regulado no 4 (180°C). lincha um saco de pasteleiro munido debico simples com os espinafres e o frango e recheie os cannelloni. Dispo-nha-os num tabuleiro de ir ao forno juntado com margarina e cubra-os com os tomates pelados. Polvilhe com metade do queijo ralado.

Coloque o tabuleiro na metade superior do forno. Deixe cozer durante 20-30 minutos. Sirva com o resto do queijo ralado.

 


Adicionar Comentário