Como ensinar uma criança a ir à casa de vanho

É preciso paciência, perseverança e alguns conhecimentos de psicologia infantil para habituar uma criança pequena a usar a casa de banho. A altura melhor para começar a pôr a criança no bacio é quando ela tem idade suficiente para compreender a sua utilidade não vale a pena tentar ensinar a criança antes de ela ser capaz, de aprender; e sentar um bebé no bacio depois da refeição mais não é do que aproveitar-se de um reflexo natural.

Cerca dos 2 anos, 2 anos e meio, a criança começa a desenvolver o interesse em aprender e também a ter controle sobre as funções corporais. A melhor maneira de ensinar é elogiar a criança sempre que ela vá ao bacio com êxito e não fazer comentários se tal não suceder.

Podem passar-se dias e semanas antes que consiga incutir-lhe o hábito. Não fique preocupada e persevere. A dificuldade de controle da bexiga e dos intestinos na criança é quase sempre devida a treinos excessivos ou precoces.

Se, após algum tempo de treino, a criança não der indícios de aprender, deixe de a pressionar durante um mês e depois recomece. Evite ralhar, fazer troça ou promessas, pois vai piorar a situação em vez de a melhorar. Na maioria, as crianças já têm hábitos de limpeza cerca dos 3 anos e não se molham durante a noite por volta dos 3 anos e meio.


Adicionar Comentário