Ensinar disciplina a crianças

A disciplina é importante nas crianças, tanto em casa como na escola.

Nem todas as pessoas são capazes de auto-disciplina, mesmo os adultos têm dificuldade! A disciplina precisa ser desenvolvida durante a fase inicial de uma criança, isso irá ajudar a desenvolver as suas atitudes e prepara-la na escola, trabalho e outras atividades sociais.

Disciplina em casa

Mesmo antes das crianças irem para a escola ou brincarem com outras crianças, a sua primeira interação social é com os pais. Os pais desempenham um papel crucial na preparação dos seus filhos em relação à interação social com os outros. A maioria dos pais encara a disciplina como punição ou castigo. Na verdade, é mais sobre ensinar seus filhos a separar o que é certo do errado e como as escolhas erradas podem colocá-los em más situações.

Ao ensinar as crianças sobre disciplina, a consistência é a chave. Se lhes dá o que elas querem quando começam a chorar,  vão acabar por repetir esse comportamento. Mas, se vêem que você está firme e consistente, vão aprender que chorar e fazer birras não os leva a conseguir o que querem. Inconsistência com o seu castigo e regras irão tornar as crianças mal comportadas.

Se os seus filhos estão a fazer birra, mantenha a calma. A razão pela qual o fazem é porque querem chamar a sua atenção. Se se enervar ou gritar com eles, eles vão ter o que querem e é mais provável que venham a repetir no futuro.

Tenha cuidado para não exagerar. Criticar em excesso pode ter um impacto negativo sobre a forma como o seu filho se desenvolve. O mesmo acontece com elogios a mais. O reforço positivo também é importante. Ao comentar sobre o comportamento da criança é melhor usar palavras positivas e encorajadoras. Dê um bom exemplo. Como pais, são o exemplo a seguir pela criança, por isso também deve cumprir com suas próprias regras.

 

disciplina

 

Disciplina na escola

Disciplina em sala de aula é outra coisa que a maioria dos professores temem, especialmente os mais novos. Os professores têm de lidar com crianças que têm diferentes temperamentos. Ter um grupo diversificado pode, por vezes, colocar os professores em alguma ansiedade.

Antes do ano escolar ter inici, precisa ter um plano de disciplina sólido. No primeiro dia, a primeira coisa que você deve fazer é discutir as regras da sala de aula. Pode até mesmo incluir as regras no seu plano de estudos. Isso ajudaria a minimizar qualquer tipo de comportamento que perturbe o correto funcionamento da sala de aula.

Para ganhar o respeito dos seus alunos, precisa ser justo. Você tem que ser consciente quando toma decisões. Assim, mesmo que seja o seu melhor aluno a quebrar uma regra, o castigo correspondente ou consequência para a ação deve ser aplicado.

Ensinar disciplina a crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, lembre-se que é nesta idade que se incutem os valores que as podem transformar em seres humanos fantásticos no futuro.


One Response

  1. Antonio Everardo de Vasconcelos 22 de Janeiro de 2014

Adicionar Comentário