Dicas para estudar para os testes

Vais ter um teste importante esta semana, mas sentes que os teus métodos de estudo precisam de melhorar para conseguires uma boa nota.

Não entres em pânico. Com algumas dicas simples e muito eficazes vais conseguir melhorar o teu estudo e, consequentemente, as tuas notas.

Confere já as nossas dicas de como estudar para os testes.

 

 

1 – Começa a estudar na escola

O estudo deve começar mesmo antes de saberes que tens um teste. Aprender é algo contínuo e não algo que consegues em apenas algumas horas. Caso o teu objetivo seja ter boas notas sem stressar, então a melhor opção é deixar de estudar apenas na véspera dos testes. Boas técnicas de estudo começam dentro da sala de aula. Aprende a tirar notas da matéria mais importante e na qual poderás ter maiores dificuldades.

Posteriormente organiza as tuas notas de forma a facilitar o estudo. O que aconselhamos é que voltes a escrever as notas a limpo e de forma mais organizada. As notas devem ser fáceis de ler e encontrar, sempre que tenhas alguma dificuldades sobre uma matéria específica. Durante a aula não tenhas vergonha de questionar a professora acerca de uma matéria que não tenhas compreendido bem.

2 – Planeia o teu tempo de estudo

Pensa no tempo que estás disposto a dedicar ao estudo e a cada matéria. Este planeamento vai centrar o estudo por etapas e não de forma generalizada, o que poderia dar azo a não estudar tudo o que é necessário.

Por exemplo, se tens vários testes na mesma semana, precisas de definir quais as disciplinas em que tens maiores dificuldades e quais aquelas que requerem mais tempo de estudo. Um teste de matemática pode precisar de vários dias de estudo, enquanto um teste de português pode exigir apenas algumas horas.

Divide o estudo em períodos de tempo curtos. A maioria de nós consegue concentrar-se bem durante 45 minutos. Depois deste tempo é necessário fazer uma pausa ou vais começar a distrair-te e a perder o rumo de pensamento. O ideal é que após 45 minutos de estudo faças uma pausa de 15 minutos.

3 – Grupos de estudo

Já lá diz o ditado ” duas cabeças pensam melhor que uma” e às vezes é bem verdade. Criar grupos de estudo com outros colegas que também tenham que estudar para os mesmos testes pode ser uma excelente estratégia para tirares todas as tuas dúvidas e tornar o período de estudo mais agradável.

Contudo, é preciso manter a concentração e não divagar em assuntos que não são importantes para o estudo. Se te distrais facilmente, então os grupos de estudo talvez não sejam a melhor opção para ti.

Qualquer método de estudo tem as suas vantagens e desvantagens. O importante é que saibas identificar a melhor estratégia de estudo para ti e para as tuas necessidades. Mas, com estas dicas estudar para os testes vai certamente ser mais eficaz e agradável.


Adicionar Comentário