Desmame do bébé, os primeiros alimentos sólidos do bebé

Quando o seu bebé tiver cerca de 4 ou 5 meses de idade, será cada vez mais difícil satisfazer-lhe o apetite apenas com leite, é chegado o momento de começar a dar-lhe alimentos sólidos.

O pediatra do bebé indicar-lhe-á qual a alimentação a seguir. Normalmente, inicia-se com papa de cereais ou um puré de fruta e legumes. Existem à venda alimentos já prontos, mas deverá sempre que possível prepará-los em casa.

Introduza na alimentação do bebé um alimento sólido de cada vez com alguns dias de intervalo. Isso dará tempo para que seja identificado qualquer alimento que não seja bem tolerado pelo bebé.
Não acrescente sal nem açúcar: o sal em excesso pode provocar desidratação, e o açúcar pode encorajar a gulodice.

Se o bebé recusar um certo alimento sólido, tente um cereal ou um puré diferente ou desista para tentar de novo alguns dias depois.

Quando o bebé completar 6 ou 7 meses, a dieta poderá incluir carne, fígado, peixe e frango, desde que tais alimentos sejam passados ou picados muito finos. Também poderá dar alimentos que o bebé seja capaz de agarrar — biscoitos, tiras de pão torrado ou fruta cortada aos palitos.

Ao completar 9 meses, o bebé estará provavelmente desmamado e a comer alimentos sólidos desfeitos em papa ou puré.


Adicionar Comentário