Como manter crianças em idade pré-escolar ativas

É perfeitamente normal que uma criança em idade pré-escolar tenha muita energia. Por isso, é essencial encontrar maneiras de libertar essa energia, mas de forma direcionada e para que se consiga tirar os maiores benefícios.

É importante que cada criança tenha pelo menos 30-60 minutos de atividades e brincadeiras estruturadas por dia. Adicionalmente devem ter pelo menos 1 hora de brincadeiras livres. Estas atividades podem ser organizadas em casa, no infantário ou até no exterior, desde que seja num ambiente seguro e apropriado para desenvolver a atividade em causa.

 

 

Sugestões de atividades

As crianças vão desenvolvendo importantes capacidades motoras e mentais conforme vão crescendo e cabe aos pais encontrar formas de ajuda-las a desenvolver essas mesmas capacidades, brincando e praticando em conjunto.

Segue-se uma lista de como pode desenvolver essas capacidades em diferentes atividades:

  • Pode praticar alguns desportos com a criança, como por exemplo futebol, basquetebol, voleibol.
  • Brinquem ao jogo das estátuas ou das cadeiras musicais.
  • A brincadeira do “carrinho de mão” também é muito estimulante e divertida. Segure nas pernas do seu filho, enquanto ele se “move” para a frente com as mãos.
  • Teste e pratique o equilíbrio com jogos, como imitar estátuas.
  • Leve a criança ao parque infantil. É uma excelente opção para os mais pequenos explorarem e fazerem algum exercício. Contudo, tenha algum cuidado com a segurança destes locais. Avalie se os equipamentos estão em boas condições e se o parque tem superfícies macias para cair (caso da relva e areia).

Em espaços interiores, como em casa, a tentação de deixar as crianças em frente à TV e computador o dia todo pode ser muito prejudicial, por isso, mantenha-as ocupadas em atividades mais lúdicas e que lhes exijam algum movimento e coordenação motora. É o caso de uma “caça ao tesouro”, por exemplo. Neste tipo de atividade os pais escondem algumas pistas pela casa que têm como obejtivo encontrar um tesouro. A criança terá de se movimentar pela casa e usar a sua inteligência e criatividade para alcançar o objetivo.

Outra atividade também bastante popular entre as crianças em idade pré-escolar e que pode ser feita no interior de uma habitação é a construção de fortes e tendas. Utilize diversos materiais (como caixas de cartão, lençóis ou cadeiras, por exemplo) para construir divertidos fortes e tendas.

Tenha sempre em atenção a segurança da criança. Independentemente da atividade que o seu filho praticar é importante que lhe ensine algumas regras simples de segurança, como não se apoiar em superfícies instáveis, segurar-se bem quando anda de baloiço ou cair de pés (não de cabeça) quando anda de escorrega.


Adicionar Comentário