Como jogar ao Jogo Barra do lenço

Os jogadores dividem-se em duas equipas, que alinham a cerca de 20 m uma da outra — são as «barras». A cada jogador de cada equipa é atribuído um número (1. 2, 3, 4, etc.). No meio. Entre as equipas, fica o juiz de campo, que tem um lenço pendurado da mão. O jogo começa quando o juiz de campo chama um número à sorte de entre os que estão em jogo.

Os participantes com esse número correm para tentar apanhar o lenço, procurando fugirem com ele e alcançarem uma das barras sem serem tocados pelo adversário. Se o jogador que se apoderou do lenço for tocado pelo adversário, a equipa deste ganha um ponto. Se o jogador com o lenço conseguir escapar para a sua barra sem ser tocado, é a sua equipa que ganha um ponto; se escapar para a barra do adversário, igualmente sem ser tocado, a sua equipa ganha dois pontos. A equipa que primeiro somar 20 pontos ganha o jogo.

Existem algumas variantes, como, por exemplo, no caso em que o juiz de campo considera que os jogadores que chamou estão a demorar cm apoderar-se do lenço e chama outro número ou até toda a equipa, gritando «Fogo!»

barra-do-lenco


One Response

  1. Danny Quintã 22 de Fevereiro de 2012

Adicionar Comentário