COMO FAZER UM QUEBRA-CABEÇAS

Fazer um quebra-cabeças em casa não é nada de complicado. É muito fácil e poderá verificar como as crianças vão adorar poder montar as peças.

Não só os adultos se divertem na sua elaboração, como as crianças vão ter um novo brinquedo.

Veja o passo-a-passo já abaixo.

Elaborar o quebra-cabeças

Em primeiro lugar, saiba como fazer um quebra-cabeças reciclado. É fácil e ainda ajuda o ambiente. Vai precisar de:

  • recortes de caixas de cartão (no tamanho de uma folha A4 ou do tamanho do desenho que se escolheu, de fotocópias de vários desenhos)
  • cola branca
  • lápis de cera para pintar os desenhos
  • papel aderente (para plastificar o desenho depois de pronto)

Como viu, nada mais simples.

quebra-cabeças2

Por outro lado, se for daquelas pessoas com habilidade manual, porque não fazer um quebra-cabeças diferente? Escolha um assunto e corte as peças adequadas para as habilidades de quem vai montar. Vai precisar de ferramentas, ou seja, de um estilete afiado, de um serrote e de uma lima / lixa.

Em termos de materiais, vai necessitar de uma imagem, seja desenho ou fotografia, de cartão, de jornal, cola branca em spray ou verniz de poliuretano.

Saiba que qualquer imagem que goste poderá tornar-se num quebra-cabeças. Use um bocado de cartão ou papelão compensado, de 1/8 ou ¼ polegadas para fazer a base da imagem. Apare a imagem e corte o papelão ou o compensado no tamanho que deseja para que a imagem e a base sejam do mesmo tamanho.

Em seguida, deverá espalhar jornal para proteger a sua área de trabalho. Posicione o papelão ou o compensado virado para cima do jornal e a imagem virada para baixo. Com uma lata de spray de cola branca ou verniz de poliuretano, aplique uma camada fina na parte de trás da imagem e na parte da frente do quadro.

Saiba que deverá deixar o verniz ligeiramente pegajoso. Assim que ficar, trabalhe rapidamente. Alinhe a imagem no quadro cuidadosamente e pressione os dois juntos e alise a imagem no quadro, removendo as bolhas de ar. Faça outra camada de cola branca em spray ou verniz na imagem colada. Deixe a cola ou verniz secar por completo, consoante as instruções do fabricante.

Chegou a altura neste processo de fazer um quebra-cabeças de cortar as peças. O tamanho máximo do quebra-cabeças irá depender da capacidade da serra que é usada para cortar. Use um serrote para as peças simples e uma serra vaivém para as mais complicadas. Use, também, uma lâmina de corte mais fina e com o maior número de dentes por polegada que encontrar. Quanto mais fina a lâmina, mais lisas as extremidades das peças irão ficar.

De seguida, corte o quebra-cabeças em peças que se juntem, tendo em mente a habilidade de quem o vai montar.

Para fazer um quebra-cabeças maior e mais fácil de montar, corte-os em quartos antes de cortar as peças. Depois de cortar, procure por extremidades rígidas nas peças e alise todas com uma lima ou lixa. Terá o seu quebra-cabeças feito e as crianças um novo brinquedo para se divertirem.


Adicionar Comentário