Como fazer fantoches

Os fantoches são utilizados com muita frequência nas escolas ou ambientes com crianças, pois são um excelente auxiliar na tarefa de contar histórias e manter a pequenada entretida.

É verdade que existem fantoches para compra bem bonitos, mas também pode fazer os seus próprios modelos.

Saber como fazer fantoches não é difícil, nem nada do outro mundo. O fantoche vem facilitar a tarefa dos educadores, que encontram no boneco um meio físico e real de envolver as crianças de uma forma mágica e lúdica.

Assim, os fantoches são mais que simples bonecos. Eles acabam por ser a personificação de uma personagem, que se vem tornar em algo real e concreto, que expressa emoções e sentimento através dos gestos e da voz de quem o manipula.

Seguem-se algumas orientações de como fazer fantoches.

Passo-a-passo

fantoches2Vai precisar de:

  • 20cm de feltro
  • uma tesoura
  • uma pistola de cola quente
  • retalhos de EVA
  • apetrechos como botões, fitas, cordões ou olhos móveis, por exemplo

Como fazer o fantoche:

Para fazer o corpo, corte duas vezes o molde que fez, em feltro. Passe cola quente ou costure nas laterais, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dedos. Se preferir, cole ou costure a roupa ou outros detalhes. Se estiver a fazer um fantoche de animal, cole a barriga, a cauda ou manchas.

Corte duas vezes o molde da cabeça em feltro na cor do seu fantoche. De seguida, cole a parte de trás da cabeça na parte de trás da base do corpo já pronto. Passe a cola quente, por forma a colar a outra parte da cabeça.

Agora, já chegou à fase do acabamento final. Para isso, corte uma vez o molde em feltro ou emborrachado dos detalhes correspondente ao seu fantoche. De seguida, cole com cola quente.

Prossiga com o recorte dos olhos em emborrachado ou use olhos móveis e cole no fantoche. Tente completar, se necessário com mais algum detalhe e dê o seu toque pessoal e único.

Fantoches em formas de figuras humanas

Você vai precisar de:

  • um novelo de lã da cor da sua preferência. Cabelo comum (corte de 30 a 40 fios de 40cm), de cabelo de trança (corte de 30 a 40 fios de 60cm), de cabelo de trança Rapunzel (corte de 30 a 40 fios de 80cm)

Como fazer:

Para começar, pegue em três arames (do tipo dos que são usados para fechar o saco de pão de forma) e use um para amarrar a lã a metade. Depois, amarre os dois arames, 10cm para um lado e 10cm para o outro. Se for fazer tranças, deverá fazê-lo a partir dos arames das laterais.

A partir do momento que faltarem apenas 4cm de lã para acabar de trançar, use mais dois arames para fazer o acabamento. Em seguida, passe cola quente na metade cima da cabeça. Deverá torcer um pouco o cabelo de lã e, depois, cole.

Depois de saber como fazer fantoches a partir de uma figura básica, poderá criar variadíssimas personagens para as suas histórias. Poderá sempre acrescentar acessórios como chapéus, óculos, coroas, brincos ou barbas.


Adicionar Comentário