Como jogar ao Berlinde

O berlinde normal de vidro mede cerca de 16 mm de diâmetro, mas existem outros, como o chamado abafador, que são maiores e mais ornados e têm atribuições específicas.

Para lançar o berlinde, o jogador geralmente segura-o entre o dedo médio, dobrado, e o polegar de uma das mãos, enquanto o polegar da outra serve de apoio (depois de ter feito o «palmo»). Algumas pessoas preferem utilizar o polegar e o indicador: com o polegar encostam o abafador ao indicador. Apoiam os nós dos dedos no chão e lançam o berlinde com o polegar.

Para os jogadores já familiarizados com o jogo de berlindes, comummente praticado em Portugal, apresenta-se um dos mais populares jogos ingleses de berlindes o ringers.

«Ringers»

Desenhe um círculo no chão com cerca de 3 m de diâmetro. Faça na orla do círculo e em pontos opostos duas marcas. Uma delas é a linha de lançamento e a outra a linha final. Disponha 13 berlindes em cruz no interior do círculo.

Podem participar entre 2 e 6 jogadores. Antes de o jogo começar, determinam a ordem por que hão-de jogar, ajoelhando um de cada vez junto da linha de lançamento e lançando o respectivo berlinde em direcção à linha final. O jogador cujo abafador fique mais próximo desta inicia o jogo; o jogador cujo abafador fique mais perto do do primeiro joga em segundo lugar, e assim sucessivamente.

O objectivo deste jogo consiste em acertar nos berlindes que formam a cruz, de modo a atirá-los para fora do círculo. O primeiro jogador lança o seu abafador da linha de lançamenlo e, se conseguir que algum dos berlindes do alvo saia do círculo, tem direito a novo lançamento. Caso contrário, cede a vez ao jogador seguinte. O jogador que acerte no abafador de algum dos adversários, atirando-o para o exterior do círculo, tem direito a um novo lançamenlo.

Após a jogada inicial, o jogador faz sucessivos lançamentos a partir do ponto onde o seu abafador parou desde que este se encontre dentro do círculo. Se estiver do lado de fora, o jogador pode atirar de qualquer ponto desde que mantenha, em relação ao centro, distância igual à do ponto onde ficou o berlinde.

O jogo continua até que todos os berlindes que formam a cruz estejam fora do círculo. Ganha o jogador que mais berlindes tiver lançado para fora do círculo.


One Response

  1. catarina good 29 de Outubro de 2010

Adicionar Comentário