Lista de Compras de Natal Comida

Dicas culinárias são sempre bem vindas, inclusivé aumentam na altura do Natal. Deixamos algumas dicas para reduzir o desperdício de comida neste Natal.

Planeie, usando uma lista de Compras de Natal Comida, antes de começar a cozinhar e dê preferência ás porções menores. Conservar alimentos com cuidado também ajuda.

Lista de Compras de Natal Comida

O período natalício é um momento de comemoração, festas e também de muita comida. Normalmente, as pessoas compram ou cozinham mais comida do que o necessário, aumentando assim o desperdício. No entanto, seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que muito alimento seja deitado fora.

Planeie a comida para o Natal

Ao fazer os preparativos para o Natal, planeie bem a quantidade de comida que realmente vai precisar servir. Tente ser o mais realista possível.

Siga a Lista de compras de Natal Comida

Mais do que listar tudo o que será necessário, a orientação é se manter firme na lista. Comprometer-se a se manter dentro da lista evita compras feitas por impulso e também extrapolar na compra de apenas um item.

Estimule porções pequenas. Muito do desperdício de comida acontece por se colocar mais comida no prato do que realmente se pode comer. Para evitar esse tipo de coisa, estimule os convidados a se servirem com porções menores. Isso pode facilmente ser feito ao oferecer pratos e demais utensílios menores. Lembre-se ainda de que, se o convidado não se sentir satisfeito, ele pode sempre repetir.

jantar de natal

Ceia de Natal

Aos convidados permita que para sua ceia de Natal tenham liberdade de se servir. Desta forma, eles podem escolher o quanto querem colocar em seus pratos, reduzindo a quantidade de comida desperdiçada.

Cuidado ao conservar os alimentos

Para evitar o desperdício dessas sobras, tenha cuidado ao conservá-las. As comidas quentes, por exemplo, não devem ficar mais de duas horas expostas. Além disso, ao guardar as sobras, prefira armazenar várias porções em recipientes pequenos a guardar tudo em um mesmo recipiente grande.

Considere transformar as sobras em adubo

O processo pode ser relativamente simples e de baixo custo. Além disso, o adubo pode ter ótimo efeito no solo.

Reaproveitando alimentos

Se transformar as sobras em adubo não for possível, pense em receitas criativas que ajudam a reaproveitar os alimentos.

Doe tudo que foi feito ou comprado em excesso a alguma instituição, alimentando aqueles que precisam e evitando o desperdício.

Presenteie com alimentos mas pense com cuidado. Não há nada de errado em presentear assim, mas, para evitar desperdício, veja com cuidado que tipo de alimento o presenteado gosta e tente sempre escolher aqueles alimentos que duram mais.

Peru ou Bacalhau para o Natal?

É preciso levar em consideração que o Peru é servido também com Bacalhau e ainda com acompanhamentos diversos, portanto, 250 gramas por pessoa é o ideal, isso para quem for comprar somente a carne. Já para o peru inteiro, com osso e tudo, essa relação aumenta para 400 gramas por pessoa.

Para os mais organizados, vale preparar tortas salgadas e doces, quiches e sobremesas geladas uma semana antes da ceia e armazenar no freezer.

Bebidas e Frutas secas: podem ser compradas agora.

Com a chegada das festas de fim de ano muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é a ceia. Alguns comem fora, enquanto outros fazem questão de receber a família e os amigos em casa, mas preferem encomendar o jantar completo ou um prato especial para incrementar a confraternização.


One Response

  1. joiciellitavares 11 de Dezembro de 2013

Adicionar Comentário