Corrida nas compras de Natal

ultimas compras de natal

É todos os anos a mesma história: nos dias que antecedem o natal e no próprio dia 24 de Dezembro a corrida às compras de natal é certa. O comércio agrade-se. Não é por acaso que as lojas e centros comerciais ficam abertos até mais tarde nos dias que antecedem a noite santa. Grande parte dos estabelecimentos comerciais só encerram a partir das 19:00/20:00 horas da véspera de natal, para poderem aproveitar os clientes até ao máximo. Quem se prejudica são os trabalhadores que acabam por sair tarde, mesmo que o dinheiro que ganham nesse dia compense.

Faça compras de natal nas campanhas promocionais

A antecipação das campanhas promocionais também ajuda a explicar a corrida pelas compras de Natal neste mês.

Hoje em dia a tradição natalícia tornou-se apenas motivo para fazer render o comércio. O verdadeiro espírito de natal sente-se nos dias que o antecedem, com a corrida às compras e tudo o que o envolve. E é por este motivo que o dia de natal perdeu significado e há quem prefira perder o dia com a família para ir trabalhar, pois o lucro é três ou quatro vezes mais do que um dia normal.

ultimas compras de natal

Corrida nas compras de Natal

Mas falando da corrida às compras de natal, é possível observar que por mais que haja alertas para não deixar tudo para a última hora, os consumidores acabam sempre por fazê-lo e perder a paciência em filas de espera. Isto tudo acontece por via da falta de organização, tanto do consumidor como do comerciante, pois devia preparar o estabelecimento para os dias mais agitados.

Evite fazer embrulhos nas próprias lojas, ao invés disso, compre papel e embrulhe em casa. Há lojas que não têm um empregado só para fazer embrulhos e isso fará com que o tempo de espera das outras pessoas seja ainda maior. Não há nada como sermos nós próprios a fazermos os embrulhos para oferecer os presentes aos que nos são queridos.

Cuidado com os preços na Corrida nas compras de Natal

A corrida às últimas compras é muitas vezes aproveitada pelos comerciantes para aumentar os preços, pois sabem que as pessoas acabam por levar os produtos mesmo que sejam mais caros. Isto acontece particularmente no comercio alimentar, em especial com bacalhau e perú.

Comprar o Peru para o Natal

Comprar o perú na véspera de certeza que lhe vai sair pelo menos 20% mais caro do que se comprasse um mês antes. Isto acontece com o perú e com parte dos produtos que as pessoas mais procuram nesta época. Até os chocolates sobrem de preço. É a mesma coisa que marcar uma viagem na véspera de ano novo ou marcar com três ou quatro meses de antecedência. À partida sabe que se for em cima da hora vai pagar um preço completamente diferente, muito mais caro, por vezes mais de 100%.

Não deixe tudo para a última, de forma a evitar a corrida às compras de natal e organize-se, poupe as dores de cabeça nas filas de espera. Vai fazer tudo muito melhor se for fazer compras com tempo.

Organize-se, faça uma lista e não se permita sair do que escreveu antes de sair de casa por nada, caso contrário a carteira irá ressentir-se. Talvez as crianças sejam as nossas únicas desculpas para fugir um pouco ao planeado.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *