Como poupar toner

Seja a nível pessoal ou no trabalho, já todos estamos cansados de gastar dinheiro em tinta ou papel para a impressora.

Como será óbvio, quando mandamos imprimir alguma coisa, não se gasta só papel como também tinta, o que se agrava no caso da impressora não estar devidamente configurada.

De facto, um equipamento mal utilizado, a par de páginas com muitos caracteres, poderá esvaziar um toner num piscar de olhos. Assim, aprender como poupar toner torna-se fundamental para se poder evitar gastos desnecessários.

Assim, há que se ficar a saber como poupar toner, ou seja, a tinta dos cartuchos, da impressora.

Seguem-se algumas dicas de como poupar toner. Confira-as!

 

poupar-toner

 

Dicas de poupança

Primeiro, deverá ter consciência de que os consumos de tinta variam consoante o tipo ou modelo da impressora. No entanto, com pequenos truques vai ser perfeitamente possível você conseguir consumir tinta e papel de forma eficaz. O que tem a fazer é avaliar o seu documento e considerar alguns fatores como se tem possibilidade de mudar o tamanho das letras com que imprime documentos, se poderá reduzir o tamanho das imagens e se será necessário imprimir a cores ou bastará a preto, e mesmo se poderá usar ou não os dois lados da folha.

Assim, saber qual a fonte que deverá utilizar é a melhor maneira de poder evitar o desperdício de tinta. As letras mais pequenas e finas vão consumir menos do que as que possuem mais detalhes, como as grandes e sobrecarregadas. Para isso, evite o excesso de negritos e caracteres espessos.

A Spranq desenvolveu a EcoFont, um tipo de letra que permite poupanças de até 20% de tinta quando comparada com variadas outras fontes. Caso queira fazer o download desta fonte, basta que vá à internet a aceder ao link http://www.ecofont.com/en/products/green/fontDownload-the-ink-saving-font.html e registar com o seu nome e email. De seguida, faça o download do arquivo “.ttf e copiar para a pasta C:/Windows/Fonts.

Saber como poupar toner também passa por saber que se pode diminuir a densidade de impressão, em especial o contraste, pelo que a impressão ficará levemente mais clara e, assim, acaba por economizar.

Mas ainda existem mais ajustes como destaques, meio-tons e sombras. Poderá poupar o toner se ativar o Modo de Poupança de Toner. Verifique se a impressão sai realmente mais clara depois desta ativação. A exceção a esta recomendação de alteração é nos casos de pretender imprimir fotografias ou imagens em escala de cinzento.

Uma outra forma de poupar, esta mais conhecida, é imprimir no modo rascunho ou impressão rápida, que vai reduzir a qualidade de impressão, economizando a tinta da impressora. Para isto, bastará aceder às propriedades da impressora e definir o tipo de impressão como rascunho.

Por outro lado, existe já um programa, o GreenPrint, que analisa os documentos, gerando um relatório para informar acerca das alterações possíveis para poupar papel e tinta.

Como acabou de ver, é com pequenas mudanças que se aprende a saber como poupar toner, mas que poderão gerar redução significativa de gastos. Não obstante, as atualizações também trazem correções e melhoramentos no funcionamento da impressora.


Adicionar Comentário