Como poupar papel

O que se gasta com papel é um dos principais motivos da redução de florestas pelo mundo fora.

O que acontece é que este material é essencial diariamente para grande maioria da população.

Ao saber como poupar papel, estaremos a reduzir não apenas o derrube de árvores, como o consumo da energia e da própria água.

Dicas de poupança

  • poupar-papel2Para poupar papel e consequente abate de árvores, uma medida mais imediata é reduzirmos a impressão de folhas. Lance-se, assim, numa campanha de redução de gastos de papel. A verdade é que a Natureza precisa de nós e nós não podemos sobreviver sem ela, sem que seja equilibrada e sustentável, mas o que acaba por acontecer é que no dia-a-dia acabamos por nos esquecermos disso.
  • No trabalho, mude alguns hábitos, por exemplo. Diminua a quantidade de fotocópias que tira para circulares, anúncios ou para transmitir outras informações. Sempre que seja possível, utilize papel reciclado em trabalhos de menor importância. Desta forma, estará a fomentar todo um ciclo de reciclagem de papel e, ao mesmo tempo, a fazer com que os preços se tornem competitivos.
  • Não deverá imprimir nada que não seja necessário e, quando tiver mesmo de imprimir, use os dois lados da folha. Faça os possíveis para usar papel reciclado. Aproveite folhas já impressas de um só lado para reutilizar e imprimir do outro, ou mesmo para escrever ou fazer blocos de apontamentos.Também estaremos a economizar, poupando dinheiro à própria empresa, ou mesmo em casa.
  • Sempre que lhe for possível, utilize o email em vez de fax e tente reduzir a quantidade de informação que imprime.
  • Quando necessitamos de imprimir, várias vezes o texto vem cortado, as grelhas só aparecem a metade, o que implica um gasto de papel desnecessário até que as coisas fiquem impressas como precisamos. Assim, o que deveremos fazer é configurar a impressora para o modo de pré-visualização da impressão antes de clicarmos no ok. Isto permite que saibamos como a impressão vai sair. Sempre que for possível, opte por uma impressão tipo rascunho, pois também estará a evitar o gasto de tinta.

Quanto mais papel for produzido, mais árvores serão cortadas, mais água vai ser gasta no processo de produção e, ainda, mais espaço nos lixos e aterros será ocupado. A produção de papel encontra-se entre os processos industriais que mais água utiliza. Além disto, por cada tonelada de papel produzido, doze árvores são deitadas abaixo. Torna-se por isso imperativo saber como poupar papel.


Adicionar Comentário