Como poupar o salário

Hoje em dia, e com a economia atual, muitas pessoas lutam para saber como chegar ao final do mês com dinheiro suficiente para fazer a sua vida normal.

É uma luta diária para esticar o pouco que se recebe e que na maioria dos casos mal chega para chegar ao final do mês. Mesmo assim, há maneiras de aprendermos a saber como poupar o salário, por mínimo que seja.

Dicas de poupança

como poupar dinheiroEm média, uma renda de casa, mesmo pequena, ronda os 300€ e, a juntar às despesas fixas domésticas, não é nada fácil conseguirmos sequer pensar como poupar o salário.

De qualquer forma, é desde pequenos que podemos, e devemos, aprender a poupar. É neste período da nossa vida que nos devemos aperceber do valor do dinheiro, algo que também poderia passar pela escola, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo. Deste modo, uma boa maneira é darmos aos nossos filhos uma mesada, para que quando quiserem um brinquedo mais caro, irão perceber que têm de poupar para o poder comprar. Desta forma, uma criança quando crescer vai saber como deverá proceder para ter aquilo que quer e ambiciona.

Independentemente do salário que recebemos, o que importa é conseguirmos saber como poupar, onde cortar e em que despesas para sabermos como poupar o salário, mesmo que seja mínimo. Se tiver a possibilidade, comece por todos os meses deixar de lado 10% do salário.

Arranje um caderno para poder apontar todas as despesas fixas que tem, pois assim irá saber, no final do mês, o valor total que necessita ter para pagar essas mesmas contas. Aquilo que sobrar, independentemente do montante ou valor, deixe de lado para que possa almoçar fora caso necessite, ou para poder proceder a uma manutenção do seu carro. Com isto, não só estará a dar a si mesmo a possibilidade de ter todo o seu orçamento em dia, como estará a viver de acordo com o dinheiro de que realmente dispõe e não com o que gostaria de dispor. Esta é a única forma de poupar o salário, mesmo que seja o mínimo.

A título de exemplo, antes de ir comprar algo, como roupa ou sapatos, pense bem se é algo de que realmente necessita de fazer. Por exemplo, se tiver alguma peça de roupa que já não utiliza, aproveite e troque com alguém amigo ou aproveite para a personalizar. Para tal, bastará colocar a sua criatividade a andar, trazê-la ao de cima e criar peças novas e únicas.

O que está aqui em causa é não gastar dinheiro a não ser que seja realmente necessário.

Mas é na altura de se ir ao supermercado que surgem muitas preocupações. É preciso esticar o salário, no entanto, não pode faltar comida. O ideal é fazer uma lista apenas do que realmente faz falta em casa e ir comprando apenas conforme tiver necessidade.

Na verdade, o essencial para saber como poupar dinheiro é mesmo ser-se forte e exigente connosco próprios para chegarmos ao nosso objetivo.


Adicionar Comentário