Como poupar nas férias

Ir de férias já não é necessariamente sinónimo de custos elevados ou gastos excessivos, nem mesmo de despesas incomportáveis ou de um rombo enorme no orçamento familiar.

Para saber como poupar nas férias, basta ter em conta algumas dicas para ficar a saber tudo o que poderá fazer para conseguir juntar o prazer e o lazer a baixos custos.

Seguem-se algumas dicas de como poupar nas férias.

 

ferias

 

Dicas de poupança

  • Comece por pensar e preparar as coisas com antecedência, para que não comprometa o orçamento familiar durante o resto do ano. Assim, defina logo o destino bem como o orçamento que tem disponível.
  • Saiba que deverá evitar os meses de Julho e Agosto, dando preferência às já conhecidas épocas baixas e a períodos que não incluam fins-de-semana. A par disto, também poderá aproveitar por partilhar as suas férias com família ou com amigos, pois poderá dividir os custos tanto das viagens como do alojamento.
  • Por falar em alojamento, uma dica que poderá seguir para poupar nas férias é dar preferência a estadias em pousadas e apartamentos ao invés de se alojar em dispensidosos hoteis. Aproveite que procure alojamento para optar por espaços mais distantes do centro da cidade e da praia, mas que permitam deslocações a pé.
  • Algo que não se deverá esquecer quando estiver a ponderar as suas hipóteses é de comparar os preços de tudo, desde as viagens até ao alojamento, sendo que deverá reservar com antecedência, quer vá precisar dos serviços de uma agência de viagens, de companhias aéreas ou hoteis, pois são vários os que oferecem vantagens a reservas feitas com antecedência. Uma outra opção a ter em conta para poupar nas férias, no caso de optar por uma estadia em apartamentos, é a de fazer as refeições em casa.
  • Destinos menos turísticos são mais económicos.
  • Se nas suas férias optar por viajar de carro, saiba que deverá levar o máximo de bagagem que conseguir, pois só irá reduzir a necessidade de comprar coisas no destino.
  • Se nunca pôs a hipótese de acampar, aproveite as próximas férias. Esta é uma boa maneira de poupar nas férias, pois não só o equipamento necessário é acessível e dura vários danos, como as noites num parque de campismo são muito mais baratas que as restantes alternativas. Também pode sempre reservar pela internet e aproveitar os descontos e promoções de última hora.
  • Deverá dar preferência aos pacotes com tudo incluído, em especial nas viagens cujos destinos estejam mais distantes. Além disto, se pondera alugar um carro no destino, opte por mais que um dia de aluguer, pois, em regra, as empresas locatárias promovem descontos que se revelam mais em conta que o aluguer diário.
  • Considere a troca de casas para férias e o Couchsurfing. Cada vez mais pessoas trocam de casa com outras de outra parte do mundo, através de sites como o Intervac. O CouchSurfing é para os mais aventureiros, que optam por pernoitar no sofá de alguém, de forma gratuita.

E são estas as nossas dicas para poupar nas férias. Ponha-as em prática!


One Response

  1. Rogério Chico 7 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário