Como poupar nas despesas domésticas

A esta altura do campeonato, quem se vê a braços com um orçamento familiar já sabe de cor e salteado que a maior perte do salário vai para as despesas fixas mensais.
É com isto em mente que temos definitivamente de aprender como poupar nas despesas domésticas.
São elas que englobam as contas da água, luz, telefone, alimentação, saúde e escola, entre variadíssimas outras coisas. Claro que quanto maior o agregado familiar, maiores serão estas despesas, pelo que conseguir reduzi-las pode-se tornar numa tarefa quase impossível de como poderá poupar nas despesas domésticas.

Toda a família tem de ser chamada a poupar

É necessário estarmos atentos a todos os desperdícios. Todos em casa devem de contribuir, à sua maneira, para que haja, de facto, uma diminuição de gastos. Mas é claro que lidar constantemente com contas não é uma tarefa nada fácil. É uma tarefa, sim, que exige habilidade, esforço e, acima de tudo, paciência.
Não apenas para sabermos como poupar nas despesas domésticas, mas também porque todos necessitamos de ter momentos de lazer e descanso, mas mesmo isso implica custos.

Por tudo isto é necessário que todos ajudem a poupar nas despesas domésticas com a sua própria contribuição, de modo a que a situação esteja controlada, especialmente quando se trata de situações mais apertadas.

Planeie a sua economia familiar, onde todos farão parte dela. Toda a família deve estar ciente dos gastos. Assim, não serão apenas os pais a controlar os gastos, mas também os filhos, dando para isso a sua ajuda e contribuição.
Para poder poupar nas despesas domésticas existem muitas e variadas formas de o fazer.

Dicas para controlar as despesas domésticas

Ensine os seus filhos a não desperdiçar água e luz. Esles deverão perceber que isso trará gastos que irão condicionar uma eventual compra de brinquedos ou ida ao cinema, pois o dinheiro não estica apenas porque assim o desejamos. Eles devem saber que em tudo na sua vida devem poupar e ajudar a fazê-lo.

Os filhos deverão compreender que, por exemplo, deixar a luz do quarto acesa ou a televisão quando não estão lá a brincar ou a estudar são gastos desnecessários.

Como poupar nas despesas domésticas

Por outro lado, também os adultos devem mudar de comportamentos para que seja mesmo possível poupar nas despesas domésticas.
Assim, usar a máquina de lavar roupa sem que esta esteja com carga máxima será um bom exemplo de um gasto desnecessário. Assim, se tiver apenas duas ou três peças para lavar, faça-o à mão.

Usar o ferro de engomar pode também ser um inimigo. Procure usá-lo o menos possível ao juntar uma boa quantidade de roupa antes de o ligar.

Além disto, para poupar nas despesas domésticas também ajuda o evitar abrir e fechar o frigorífico sem necessidade. Apenas quando realmente precisar de ir buscar ou tirar alguma coisa.

Pode parecer esquisito ou estranho, mas em caso algum deverá ir às compras se estiver com fome. Isto porque se estivermos com fome, sem o fazermos conscientemente, estaremos eventualmente a comprar coisa que na verdade não são essenciais (naquele dia).

Nunca é demais recordar, pelo bem do seu objetivo de poupar nas despesas domésticas, que deverá evitar o uso do cartão de crédito, pois se o fizer e deixar passar o prazo de pagamento, os juros são mais que altos.


One Response

  1. Zé da maria 29 de Março de 2013

Adicionar Comentário