Como poupar na alimentação

como poupar2

 

Em tempos de contenção como aqueles porque passamos, tentamos ver por todos os lados onde poderemos poupar. No caso da alimentação também poderá fazê-lo. Vamos apresentar neste artigo algumas valiosas dicas para poupar dinheiro com a alimentação.

No supermercado, opte pelos produtos da estação, pois irão ficar muito mais em conta. Há quem opte por ir à feira e aí comprar a fruta e os legumes.

Se nunca o fez, faça agora: experimente as marcas brancas. Se não sabia, existem muitas marcas brancas cujos produtos são mesmo produzidos pelas marcas mais conceituadas.

Aproveite tudo o que puder. Compre um peixe inteiro em vez de apenas algumas postas. Pode parecer mais caro, mas lembre-se que poderá cortá-lo e congelar postas por um período máximo de três meses. Mesmo a cabeça do peixe, aproveite-a para fazer sopa de peixe.

Aproveite os restos da refeição de hoje para complementar a sua refeição amanhã.
Verá que se fizer um planeamento semanal das suas refeições o quanto vai conseguir poupar.

Leve comida de casa para o trabalho. Isto acaba por custar quase um décimo a menos e saberá o que está realmente a comer. Há quem tenha crianças e em vez de lhe comprar um bolo para a escola, cortam frutas várias para comerem a meio do dia.

Planeie antes de ir ao supermercado. O objetivo que todos temos é comprar bem a gastar o menos possível. Não se desvie da sua lista de compras, nem muito menos vá ao supermercado com fome.

De qualquer forma, quem é responsável pelas contas de uma casa, sabe perfeitamente que uma grande parte do orçamento se destina às compras do supermercado, principalmente na alimentação.

Saiba que só porque a data de validade de um iogurte ou ovos foi do dia anterior, não pense que não os pode consumir. Deve, sim, consumi-los de imediato em vez de os mandar fora. Procure incorporá-los na confeção de uma refeição nesse mesmo dia. É uma questão de bom senso e veja como acaba por poupar. Mas não se esqueça de verter o alimento para uma taça de forma a poder observar, provar e mesmo cheirar antes de o aproveitar.

como poupar4

De facto, não há nada como comer e cozinhar legumes frescos. Quem já não fez contas aos legumes frescos Vs os enlatados e VS os congelados?
Bom, o único senão no caso dos legumes frescos é o curto prazo de validade que têm, pelo que muitas vezes vão é parar ao caixote do lixo, o que vem a revelar-se não apenas um desperdício de comida, mas também de dinheiro. Se isto lhe acontece frequentemente, a melhor forma de poupar dinheiro em legumes é escolher mesmo as versões congeladas ou enlatadas deles. No fundo, são igualmente nutritivas, duram mais tempo e acabam por ser mais baratas por não haver desperdícios.

Uma das melhores dicas para poupar dinheiro na alimentação é o congelar comida. Congele o que sobra das refeições, bem como os géneros de alimentos que tiver em excesso.
Quer isto dizer que rentabilizar os restos é um ótimo aliado da poupança. Deitar fora alimentos é como que deitar dinheiro fora… E ninguém faz isso. Pelo que, sempre que lhe sobrar comida pense logo como poderá aproveitá-la.
Puxe pela sua criatividade e veja como isso lhe trará poupança na carteira.

Se você sabe mais alguma dica para poupar na alimentação e mesmo assim continuar a alimentar-se de forma saudável, não deixe de partilhar as suas dicas para poupar na alimentação nos comentários a este artigo.


Adicionar Comentário