Como poupar gasolina

Não é novidade que com a contínua subida dos preços do petróleo, torna-se cada vez mais necessário saber como poupar gasolina. Afinal, a despesa com combustíveis é sempre um enorme peso no orçamento familiar ou empresarial.

Seguem-se algumas dicas úteis e muito eficazes de como poupar gasolina.

Confira-as!

 

poupar-combustivel

 

  • Tente manter-se informado acerca dos preços da gasolina em diferentes postos de abastecimento, pois muitas vezes são vários os cêntimos que poderão ser poupados por litro, se estivermos atentos às bombas de gasolina que oferecem a solução mais económica.
  • Quando for abastecer, lembre-se de optar por encher o depósito. Cada vez que for a um posto de combustível, não deixa de ser uma deslocação extra que lhe vai fazer gastar mais gasolina, mais tempo e mais dinheiro.
  • Lembre-se de fechar bem a tampa depois de ter acabado de abastecer, seja o depósito cheio ou não. Assim, quando terminar de abastecer o veículo, deverá certificar-se de que enroscou e fechou bem a tampa do depósito, pois caso fique mal fechada, ou esteja danificada, poderá provocar a evaporação do combustível.
  • Pode não se lembrar, ou mesmo nunca ter pensado nisso propositadamente, que é o de ir fazer o abastecimento logo pela manhãzinha. Se nunca pensou nisso, saiba que o motivo vai para além de ter menos probabilidade de ter de ficar na fila para adquirir gasolina mais barata. Para saber como poupar gasolina pela manhã, em especial nos dias frescos, os combustíveis estão mais densos e, como se paga ao litro, vai gastar o mesmo dinheiro e irá ficar com mais quantidade de combustível.
  • Aprenda a conduzir sem pressas, o que lhe vai fazer bem não apenas ao stress, mas também à carteira, pois uma condução agressiva e acelerada não é, de todo, sinónimo de poupança de combustível. Assim, só tem de aprender a conduzir mais devagar e sem pressas.
  • Lembre-se de que uma boa manutenção de um veículo será essencial para poupar gasolina. Mantenha-o sempre nas melhores condições. Isto porque, o desempenho de um carro vai variar consoantee as condições em que for mantido. De facto, existem algumas recomendações básicas que se podem seguir, mas o essencial é levar o carro à revisão na devida altura, altura em que a oficina e mecânico irão verificar tudo aquilo que é necessário para uma saudável viatura.
  • As manobras de marcha atrás, para quem não sabe, consomem mais combustível, pelo que deverão ser evitadas. Assim, tente estacionar de forma a que consiga sair de frente.
  • Por fim, circular por estradas alcatroadas também ajuda na altura de poupar gasolina, isto porque não apenas são mais cómodas para os passageiros, mas porque o alcatrão é amigo de uma poupança, pois permite uma redução de combustível de até 30%.

Com estas dicas garantimos que vai ser fácil saber como poupar gasolina.


One Response

  1. Rogério Chico 7 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário