Como poupar ganhando pouco

A grande maioria das pessoas luta mensalmente com um orçamento restrito e vários gastos básicos, pelo que se está constantemente a pensar como é possivel economizar alguma coisa quando a renda familiar já é bastante apertada.

Pois saiba que é possível planear, independentemente do salário.

Para saber como poupar ganhando pouco, importa que o faça todos os meses, por menos que seja o montante. É verdade que há uma guerra entre gastos e economia, mas o poupar mesmo ganhando pouco só vai depender de cada um e da sua força de vontade.

O que vai acontecer é que quem não sabe administrar bem aquilo que recebe, vai sempre sentir-se injustiçado, pois que lhe falta, na realidade, é uma educação financeira adequada. Para poupar ganhando pouco, a solução passa por pesquisar e economizar nas mais pequenas coisas.

Confira as próximas dicas!

Dicas de poupança

  • poupar2O primeiro passo é fazer um plano financeiro e interiorizar que essa meta tem de ser alcançada. É um trabalho diário em que tem de ser polícia de si mesmo, por forma a manter a sua economia no caminho certo. Tem de ter consciência, por exemplo, o que é que terá levado ao endividamento e, então, negociar essa dívida de imediato. Pondere todas as formas possíveis de o fazer e planeie bem todas as entradas e saídas de dinheiro. Diga ao seu dinheiro para onde ele vai, pois será mais fácil do que lhe perguntar para onde foi.
  • As mais pequenas coisas como os trocos também poderão ajudar. Quer isto dizer que jamais deve menosprezar o que as pequenas moedas poderão fazer, pois a pouco e pouco, verá que acaba por economizar. Guarde-as e veja como consegue poupar mesmo ganhando pouco.
  • Uma outra hipótese é fazer um bom curso, como que um investimento para aprender a poupar, pois ninguém consegue aprender do dia para a noite. Verá que é como andar de bicicleta, em que primeiro treina, cai, levanta-se e, ao tentar de novo, acaba por aprender e nunca mais esquecer.
  • Há quem opte por um modo alternativo, o de dividir o dinheiro em partes. Assim, para poupar dinheiro ganhando pouco, divida o seu salário em três partes. 50% do salário líquido vai destinar-se às contas obrigatórias e “fixas”, como a renda da casa, contas, transportes, seguros, comida ou pagamento de empréstimos. 30% será para uma diversão, umas férias ou idas ao cinema ou mesmo presentes para si ou família, ou seja, basicamente para as coisas que desejar comprar. Por fim, os últimos 20% serão para uma conta poupança reforma, para um fundo de emergência ou eventuais pagamentos de empréstimos que estejam acima do mínimo.

Adicionar Comentário