Como poupar energia numa habitação

Tudo o que fazemos diariamente em nossa casa requer produção de energia, seja água, luz ou gás.

A verdade é que os gastos de uma habitação podem acumular-se mais rápido do que julgamos, pelo que aprender como poupar energia numa habitação torna-se um fator imperial.

Quando tiver de comprar um eletrodoméstico, escolha um modelo com a maior eficiência energética. É que, apesar do investimento inicial ser maior, em termos de poupanças futuras, vai compensar sem dúvida.

Aprender a poupar

Seja no Verão ou no Inverno, aprenda como poupar energia numa habitação.

pouparNo Verão, poderá trocar o ar condicionado por uma ventoinha de teto, janela ou de pé alto, e ficará a poupar cerca de 10% na fatura da eletricidade. Por outro lado, no Inverno, aproveite a ventoinha e ligue-a ao contrário, ou seja, no sentido contrário aos ponteiros do relógio e comprove como irá baixar o ar quente que se acumula no teto, fazendo-o circular, aquecendo assim a sua casa.

Sugerimos ainda mais dicas de poupança. Não se esqueça de que, depois de ter o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica com as baterias carregadas, de tirar os carregadores das tomadas, pois se não o fizer estará a contribuir para continuar o gasto de energia.

No que toca a pontos de entrada de luz natural, como janelas por exemplo, também pode tomar medidas para poupar energia na habitação. Assim, certifique-se que todas as janelas e portas da casa estão devidamente isoladas. Isto porque cerca de 30% do calor ou frio entram e saem por estas, o que significa que vai gastar mais energia a aquecer ou refrescar a sua casa. Se tiver a possibilidade, opte por janelas com vidros duplos e caixilharia em madeira. Caso prefira caixilharias tradicionais, opte pelos modelos de corte térmico.

Se ainda não o fez, adira à tarifa bi-horária de eletricidade, programando as máquinas para trabalharem apenas de noite, o que vai revelar uma redução de custos e gastos na eletricidade.

Uma vez que o frigorífico é dos eletrodomésticos que mais gasta energia, evite abrir e fechar a porta variadas vezes seguidas, pelo que deverá optar por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez. Além disto, recorde-se de nunca permitir que o frigorífico esteja abaixo dos 3ºC, pois as temperaturas demasiado baixas vão implicar uma produção excessiva e desnecessária de energia.

Mesmo quando estiver nas lides domésticas, como o passar a ferro, não deixe o ferro ligado se vai deixar de engomar por alguns minutos, porque ele gasta tanto como dez lâmpadas de 100 watts, pelo que não vale a pena levar a cabo tamanho desperdício de energia (e de dinheiro!). Aproveite, sim, para passar a ferro a maior quantidade de roupa possível para evitar o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro por variadas vezes vai implicar.

Por fim, nunca é demais recordar uma pequena grande dica de como poupar energia numa habitação, que é a instalação de um painel solar doméstico, pois são ótimos para aproveitar a energia solar e, assim, aquecer a casa e a água.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Como Poupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *