Como poupar em tempo de crise

Não é novidade nenhuma falar em poupança, mas nunca é demais saber de formas para poupar em tempo de crise.

O objetivo passa por conseguirmos perceber como poderemos começar a poupar, seja tempo ou dinheiro, desde o início do mês. Por isso, há que procurar por sugestões de como poupar ou mesmo de como gastar melhor o nosso tempo e dinheiro, de modo a conseguirmos perceber onde gastamos demais, onde poderemos poupar mais. Este é o primeiro passo para alterarmos os nossos comportamentos.

Comece por controlar a entrada e saída de dinheiro, sabermos em concreto quanto gastamos por mês nas despesas certas é importante. Assim, comece por, ao fim-de-semana ou ao final do mês, somar as despesas fixas, pois quando chega o ordenado, temos de saber quanto vamos ter disponível para cada despesa. Aproveite, e faça o mesmo para as férias ou Natal. Faça uma lista do que pretende fazer ou comprar e do valor que vai precisar para conseguir lá chegar.

 

Sugestões que nunca são demais

  • Tenha uma mente aberta em relação ao modo como poderá poupar em tempo de crise. Por exemplo, arranje um mealheiro. Pode, à partida, parecer ridículo, mas com o tempo irá tornar-se na melhor forma de poupar dinheiro. Tenha atenção ao mealheiro que arranjar, pois não deverá ser dos que têm abertura fácil, uma vez que a tentação pode estragar os seus planos.
  • Não tenha vergonha de aproveitar os já tão famosos talões de desconto ou os descontos diretos que as grandes superfícies disponibilizam, nem mesmo quando se tratar de produtos de marca branca. No aproveitar é que está o ganho.
  • Nunca é demais lembrar que muitas vezes deixamos os eletrodomésticos em standby. Pois saiba que ao desligar mesmo, também estará a contribuir para poupar.
  • É verdade que as refeições pré-cozinhadas são um apelativo pois não se perde tanto tempo a cozinhar. Contudo, essas refeições acabam por sair mais dispendiosas do que se comprarmos os alimentos “brutos”. Poupe tempo e dinheiro ao fazer uma lista semanal de refeições, pois assim não vai ter necessidade de ir várias vezes ao supermercado. É uma questão de organização.

 

Poupar em tempo de crise com família e amigos

 

Se tiver amigos que vivam perto de si e que os filhos andem na mesma escola que o/os seu/s, é fácil, troquem boleias. Além disto, não vá de carro quando poderá andar a pé. Não só aproveita para fazer um pouco de exercício, como estará a poupar combustível. E com a melhoria do tempo, ainda mais poderá aproveitar os dias de sol.

Tem alguma coisa em casa que não utiliza nem lhe faz falta? Veja com amigos e familiares se precisam e empreste. Ajuda a si próprio e aos outros a poupar.

Se for daquelas pessoas que gosta de ler, mas não pode gastar dinheiro em livros, veja no seu círculo de relações quem lhe poderá emprestar um livro.


Adicionar Comentário