Como poupar ao Máximo

Como já sabemos, saber poupar é a chave para equilibrar as nossas finanças pessoais, sendo mesmo um hábito que deveremos adquirir em todas as áreas da nossa vida.

Obviamente que existem formas de poupar que são mais difíceis do que outras, mas que não deixam de ser eficazes.

Comece por poupar sempre e onde puder

Se no seu trabalho recebe comissões ou algum dinheiro extra, guarde-o , ou pelo menos parte desse extra. Não guarde apenas o que sobra e não conte com esse extra, ponha-o de parte. Comece a pensar a longo prazo mas sem fixar um montante final, baseie-se, sim, em poupar sempre o mesmo valor.

Um dos maiores enganos a que nos submetemos é ao cartão de crédito. Não deixe que ele seja o seu dono, mas seja você a mandar. O cartão de crédito não é nenhum acrescento do seu orçamento, pois terá sempre que descontar dinheiro para pagar o use que faz dele.

Muitos não gostam do termo usado por lhes conferir um sentimento depreciativo sobre o que acabaram de comprar. Mas comprar algo usado não é, de todo, depreciativo. Pense bem se é realmente assim tão importante ter um objeto inteiramente novo. Na verdade, nas maior parte das vezes é uma mera questão psicológica nossa, passível de ser ultrapassada facilmente. Não é verdade que também pensamos, sem qualquer problema, em comprar um carro usado por ser um bm negócio? Pois, o que acontece é que noutras ocasiões apenas não se pensa da mesma forma.

Como poupar ao Máximo

Por exemplo, quando pensar em comprar uma peça de roupa que a vai usar durante dois anos. Ao fim de alguns meses a peça já não terá o mesmo aspeto que tinha nas primeiras vezes que usou. Desse tempo útil de uma peça de roupa, apenas em 10% do tempo é que usou uma peça de roupa que considera como nova.

Agora faça contas. Veja se valeu realmente a pena gastar talvez o dobro, ou mais, do dinheiro para usar uma peça nova durante tão pouco tempo.

como poupar o maximo

Acabe com a televisão por cabo

Claro que todos queremos e merecemos um pouco de diversão e relaxamento. Mas a verdade é que cada vez mais as séries e novelas que aparecem tratam dos mesmos temas, das mesma histórias. Passe a ter apenas os canais de sinal aberto e utilize o seu tempo livre para outras atividades mais proveitosas, além de que isto irá poupar-lhe muito dinheiro.

Levar almoço para o trabalho

Uma outra forma é mesmo o levar o seu almoço consigo para o trabalho. Almoçar fora pode ter algumas vantagens, mas é uma despesa que, não sendo essencial, fará com que o seu dinheiro se gaste. Almoçando fora realmente não implica ter de lavar loiça, por exemplo, mas com o dinheiro que poupa, poderá fazer muito mais por si e pela sua família.

Fazendo este tipo de alterações no seu dia-a-dia irá poder canalizar o seu dinheiro. Abra uma conta poupança, mas num banco longe de casa, onde, por exemplo, tenha parentes ou só vá de férias. Anote o numero da conta e desfaça-se do cartão multibanco dessa conta. Sempre que lhe fôr possível, faça depósitos. É que sem um cartão, não tem como movimentar ou mexer nesse dinheiro.


Adicionar Comentário