Como poupar algum dinheiro

A vida está cara para todos e cada vez mais temos de controlar os nossos gastos. Por isso, comece já a poupar dinheiro. Seja para acabar com dívidas, criar um fundo de maneio ou apenas equilibrar as contas pessoais, existem variados truques para poupar algum dinheiro.

Para conseguir poupar algum dinheiro, comece a registar todas as despesas. Durante um mês, guarde tudo o que forem talões do que comprou ou consumiu e gastos fixos. Talvez se venha a aperceber de que gastou 50e ou 100€ a mais do que realmente precisava… Ponha em prática uma inteligência financeira.

dicas para poupar algum dinheiro no dia à dia

Passe a tomar o pequeno-almoço em casa. Quando vir o que poupa sem ir todos os dias de manhã ao café, verá que talvez o dinheiro que tanto precisava para… está mesmo debaixo do seu nariz.

Se tiver possibilidades de ir almoçar a casa, não desperdice. Ou então aproveite para levar para o escritório o resto do jantar do dia anterior ou uma sanduíche. Pode não fazê-lo diariamente, mas com certeza que se irá render quando vir o quanto estará a poupar.

Já pensou em ter uma pequena horta em casa? Porque não aproveitar para cultivar as suas próprias plantas aromáticas?

como poupar dinheiro

Poupar dinheiro nas compras

Se nunca o fez antes, não deixe de fazer agora: aproveite os cupões e talões que muitas superfícies comerciais oferecem, mas não se deixe levar, compre apenas aqueles produtos que precisa mesmo.

Quando fôr ao supermercado fazer as compras, semanais ou mensais, leve uma lista exata das coisas que realmente precisa e limite-se a ela. Aproveite para experimentar produtos de marca branca pois no caso de muitos produtos, eles são tão bons ou mesmo ainda melhores que os das marcas conceituadas e que já conhecemos.

Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte. Muitas vezes irá encontrar restos da coleção do Outono/Inverno e de Verão e fique preparado para o ano seguinte a metade do preço.

De uma vez por todas, reduza as suas despesas fixas mensais. Por exemplo com a TV cabo. Com ela temos imensos canais de televisão. Mas já pensou se realmente tem tempo para os ver a todos? Pense nos canais que realmente vê e veja se não pode reduzir o número de canais e, assim, a fatura.

partilhe e poupe dinheiro

Se é daquelas pessoas que gosta de ler, de ouvir música ou ver filmes, em vez de gastar fortunas em livros, cds e dvds, peça-os emprestados a amigos e familiares ou então volte ao velho hábito de ir à biblioteca.

Passe a deixar o carro em casa em vez de o levar para o trabalho. Sabe o que é carpooling? Combine com colegas e cada semana apenas um leva o carro e dá boleia.

É no poupar é que está o ganho!

Tente estipular um valor mensal para poder pôr de lado. Faça todos os esforços para o conseguir e faça-o. Seja através de uma conta-poupança ou de esconder o dinheiro em casa numa caixa dentro de uma gaveta, armário ou mesmo debaixo da cama. O que é importante é não fugir à criação desse hábito.

Se já não o fez, aproveite: elimine os cartões de crédito pois são uma ilusão e tentação para se gastar o dinheiro que não se tem. Se utilizar os cartões de crédito pode poupar algum dinheiro em juros pagando sempre a totalidade do cartão ao.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Como Poupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *