Como poupar água e luz

Como poupar água e luz

Como já tantas vezes nos deparámos, especialmente no final do mês ou quando as contas nos chegam a casa, que temos hábitos altamente prejudiciais para uma conta de água ou de luz.

Truques de como poupar água e luz

Deixar a luz da sala acesa quando não está lá ninguém ou lavar a loiça deixando a torneira aberta. Estes são meros exemplos de situações que permitimos acontecer recorrentemente, mas que se revelam como atitudes de gastos desnecessários de dinheiro pois a conta no final do mês não irá perdoar.

Poupe na água e eletricidade, pois no final do mês ficará grato quando perceber que ao alterar certos comportamentos, terá o retorno nas suas contas.

Para poupar na eletricidade, tem variadas oportunidades para reduzir os gastos ao final do mês.

Poupe através da redução do número de lavagens, ou seja, reúna os diferentes tipos de roupa e faça apenas uma ou duas lavagens por semana. Peça ajuda da sua família para ajudar ao juntar num mesmo sítio toda a roupa e, assim, apenas lavará roupa quando tiver uma máquina cheia. Não faça lavagens sem ter roupa que encha a máquina, pois assim irá utilizar a máquina menos vezes e, assim, poupar na conta da eletricidade.

Desligue a Luz

Habitue-se a desligar todas as luzes nas divisões onde não está ninguém. Caso possa, adquira um regulador da intensidade da luz, pois isso também irá reduzir o consumo de electricidade  Pode, também, optar por uma iluminação orientada, ou seja, para ler use um candeeiro e assim não precisa de ter toda a luz do teto acesa. Compre lâmpadas económicas pois é um investimento que se revelará positivo na altura de contagem do consumo gasto. Ainda, mais uma mudança de postura que irá proporcionar grandes reduções de consumo de energia é desligar todos os aparelhos que possam estar em standby, pois mesmo em standby eles estão a gastar electricidade.

Como poupar água e luz

Atenção as cargas nos telemóveis

Deixe de deixar o telemóvel a carregar durante a noite, pois o tempo de recarga dura apenas algumas horas e mesmo com a bateria já carregada, e deixar ligado à corrente, estará a gastar energia sem qualquer necessidade.

Desligue a Televisão antes de adormecer

Quantas e quantas vezes não adormecemos em frente à televisão? Tenha o cuidado de não o fazer e de a manter desligada caso não esteja ninguém a ver. Isto porque um televisor também consome uma grande quantidade de energia.

Mude também os seus comportamentos ao poupar no consumo de água.

É verdade que muitas vezes aproveitamos o banho como a altura de colocar a cabeça em ordem. Mas esse hábito acaba por nos faze demorar mais tempo e, consequentemente, gastar mais água, fazendo com que um banho que poderia levar 10 minutos demore o dobro.

Se conseguir, desligue a torneira enquanto se estiver a ensaboar e lavar o cabelo.

Poupe água no banho

Deixe de ter a torneira sempre aberta quando estiver a lavar a loiça. Lave a loiça toda de uma vez e só quando já tiver acabado, então enxaguá-la toda de uma vez. Verá como poupa não apenas na água como também no gás.

Mais uma oportunidade de poupar é no caso de ter quintal. Em vez de o lavar com a mangueira, use uma vassoura e um balde de água.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *