Utensílios de Cozinha

As caçarolas e outros utensílios de cozinha são fabricados em cinco materiais principais: alumínio, cobre, aço inoxidável, ferro fundido e vidro resistente ao calor. Existem igualmente utensílios de plástico para fornos de microondas. O preço, durabilidade, eficácia e facilidade de limpeza são os principais aspectos a ter em consideração.

Alumínio

O material mais acessível; o alumínio é leve e resistente, não enferruja, é fácil de manter limpo e é bom condutor de calor. As panelas com bases espessas e que retêm o calor são necessárias para chapas eléctricas e fogões de combustível sólido. Lave-as com água quente e detergente e um esfregão. Ferva uma solução fraca de vinagre ou sumo de limão na panela para remover manchas. Nunca utilize soda cáustica.

Cobre

Este material é um excelente condutor de calor e extremamente resistente, mas tem um preço elevado e oxida com grande facilidade. Os utensílios de cobre são normalmente revestidos de estanho, que se desgasta em cerca de três anos. Lave o interior só com água e detergente e o exterior com um produto para arear cobre ou meio limão molhado em vinagre e sal.

Aço inoxidável

É fácil de limpar só com água quente e detergente, mas é mau condutor de calor. Para obviar a este defeito, as peças de melhor qualidade têm um fundo térmico de materiais bons condutores de calor.

Ferro fundido

Não só é um excelente condutor de calor como também o retém, o que torna os tachos e panelas de uso económico. Uma vez aquecida a panela, pode baixar-se o lume.

No entanto, os utensílios de ferro fundido são pesados, o que torna difícil levantá-los quando cheios. Lave-os com água quente e detergente, enxagúe-os e seque-os e em seguida esfregue-os com óleo de cozinha ou gordura sem sal para que não enferrujem.

Vidro resistente ao calor

A maior parte dos utensílios deste material destina-se a ser utilizada apenas no forno, mas alguns são resistentes â chama, o que permite colocá-los directamente sobre o lume. Consulte as instruções do fabricante.

Utensílios de cozinha esmaltados e de revestimento antiaderente

O esmalte, que pode ser aplicado no ferro fundido, aço ou alumínio, encontra-se em quase todo o tipo de utensílios de cozinha, desde as frigideiras às assadeiras. Estas duram anos se forem utilizadas devidamente. Como o esmalte estala e lasca facilmente, utilize apenas colheres ou espátulas de madeira ou de plástico. Lave os utensílios de esmalte apenas com água quente e detergente. Para tirar as manchas, ponha-os de molho.

Os utensílios com revestimento antiaderente permitem cozinhar com pouca ou nenhuma gordura. São fáceis de lavar com uma esponja e água quente com detergente. Nunca utilize esfregões abrasivos nem utensílios de metal, que danificam a superfície.

Utensílios para fornos de microondas

As radiações geradas num forno de microondas atravessam quase lodos os materiais, excepto metal, que reflecte as ondas, o que pode danificar o forno. Encontram-se à venda recipientes feitos de plástico especialmente criado para este tipo de fornos: compre um conjunto desses recipientes de diversos tamanhos a fim de aproveitar ao máximo o espaço do forno.


One Response

  1. Tereza Palmela 30 de Novembro de 2010

Adicionar Comentário