Tudo sobre lâmpadas

  • on 6 de junho de 2011
  • Likes!

A luz pode modificar ou realçar o ambiente de um interior.

Iluminar o caminho

Colocar novos acessórios para iluminação pode ser razoavelmente simples em termos de ligações eléctricas. Contudo, outras considerações como, por exemplo, fazer furos no tecto ou paredes, fixar candeeiros e calcular a sobrecarga no circuito, torna-se um trabalho mais complicado e adequado a profissionais da brícolage ou electricistas.
À semelhança do que acontece com os candeeiros de mesa e lâmpadas de trabalho, existem vários projectores, candeeiros de pé alto, calhas com projectores e candeeiros de tecto que podem oferecer um determinado ambiente e estilo, para além de uma iluminação adicional.

watts e voltagem

Várias lâmpadas e sistemas de iluminação são de baixa voltagem (operam a 12 ou 24 volts) e necessitam de um transformador, para reduzir a voltagem do fornecimento de corrente eléctrica (230 ou 240 volts na Europa) à voltagem exigida.
Os equipamentos de qualidade e de marcas conhecidas normalmente incluem o transformador, que pode estar incorporado no próprio candeeiro, na ficha, numa secção separada do fio eléctrico ou até na própria lâmpada. Se for necessário um transformador à parte,
estarão incluídas especificações e instruções para as ligações. Existem regras rigorosas que controlam todos os acessórios de iluminação vendidos na Europa, para garantir que se encontram de acordo com as normas de segurança e instalações eléctricas.
Muitos candeeiros de tecto e calhas de projectores operam com lâmpadas de baixa voltagem, daí que, ainda que não seja você a instalá-los, impressione (e aborreça) o seu electricista verificando se existe um transformador incorporado no sistema.

O mundo das lâmpadas é complexo e é importante não exceder a voltagem recomendada, pois pode estar a sobrecarregar o circuito – tome um cuidado especial no que se refere a calhas ou fileiras de projectores, bem como conjuntos de tecto. A informação sobre a voltagem máxima recomendada está impressa ou consta das instruções da maioria dos candeeiros domésticos e agora que existem à venda no mercado várias lâmpadas de baixa voltagem é importante tomar atenção à voltagem, não se esquecendo que as lâmpadas de baixa voltagem só podem ser utilizadas em acessórios de iluminação que possuam ou estejam ligados a um transformador. Utilizar uma lâmpada com um número de watts superior num acessório de iluminação pode provocar um incêndio, devido ao excesso de aquecimento.

Tipos de lâmpadas

As tradicionais lâmpadas de tungsténio têm casquilhos de dois tipos: baioneta ou rosca.

As lâmpadas reflectoras são utilizadas em candeeiros de tecto e projectores. As de tungsténio também se encontram à venda numa grande variedade de formatos e tamanhos.

A lâmpada fluorescente compacta fornece uma luz intensa e poupa energia. Os projectores de halogéneo são utilizados em sistemas de tecto e candeeiros de secretária.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *