Reparar cantos e restaurar molduras

Os estragos mais comuns em molduras de quadros velhas são as junções abertas nos cantos e bocados talhados ou partidos. Os cantos possuem geralmente junções à meia-esquadria unidas com cola e pregos para folheado, mais finos do que os pregos de cabeça atarracada.

E possível colar um canto aberto desde que os pregos não estejam dobrados ou tortos; no entanto, por vezes torna-se preferível desmontar toda a moldura e voltar a montá-la. Pode também reforçar os cantos com peças de metal ou cavilhas. Se se tratar de uma moldura valiosa, leve-a a um perito.

Como colar um canto

Raspe a sujidade e toda a cola velha e torne a colar com cola PVA para madeira. Seguidamente, mantenha a junção bem apertada com um grampo de meia-esquadria ou num torno até que a cola seque, o que demora cerca de 24 horas. Se não possuir grampos adequados, utilize uma corda forte e cunhas de madeira — coloque duas cunhas no centro de cada um dos lados da moldura e ate firmemente a corda à volta, movendo em seguida as cunhas na direcção dos cantos para que a corda fique em tensão.

molduras-madeira 

Como reforçar um canto

Aparafuse do lado de trás do canto da moldura uma placa ou esquadro metálico. Estas peças, em forma de L ou triangulares, podem ser adquiridas em lojas de ferragens, mas, em geral, só convêm ser aplicadas em molduras de dimensões razoáveis. Em alternativa, pode fazer esquadros triangulares de contraplacado com o tamanho necessário.

Como restaurar uma moldura trabalhada danificada

Preencha as fendas pequenas com madeira plástica ou uma pasta de celulose. Quando a área danificada da moldura é de maiores dimensões, taça um molde de um pedaço do trabalhado que esteja em bom estado e utilize-o para, como matriz, moldar em pasta de fibra de vidro a parte que falta. Faça o molde, com qualquer massa plástica que endureça ao ar (como a utilizada pelos dentistas para fazer moldes). Utilize folha de lixa para alisar e dar forma à parte de trás do novo pedaço de moldura, de modo a encaixá-lo perfeitamente no sítio devido. Fixe-o com cola.

Acabamentos

Retoque a área reparada com tinta ou folha de ouro para lhe conferir um revestimento semelhante ao da moldura.


Adicionar Comentário