RENOVAÇÃO DE VENEZIANAS DE METAL

Não é suficiente apenas pintar novamente uma janela metálica ou qualquer outro objeto da mesma natureza para lhes dar um ar de novo. É necessário atacar em profundidade a ferrugem, principal causa de deterioração, para que o trabalho não seja inútil.

FERRAMENTAS

• Escova metálica
• Esponja
• Pincel
• Cartolina
Tinta aerossol
Tinta antiferrugem
• Tinta branca

REMOÇÃO DA PINTURA

Se a pintura das venezianas estiver muito estragada, aconselhamos a remoção total da tinta, o que acarretará sua desmontagem.

Porém, esse tipo de venezianas encontrado em prédios antigos é difícill de desmontar sem a ajuda de um pedreiro. Caso não se possa desmontá-las, use um removedor (encontrado nas casas do ramo), cuja propriedade, como o nome indica, é remover toda a pintura antiga. Pode-se também usar uma palhinha de aço para remover os focos de ferrugem.

remocao-de-tinta

REMOÇÃO COM ESCOVA

Se uma palhinha de aço foi usada, torna-se necessário escovar os locais com uma escova de metal para tirar todos os focos de ferrugem.

O metal deve estar completamente livre de focos de ferrugem, os quais podem permanecer mesmo sob uma pintura nova. Se a ferrugem não for muito intensa, limpe-a com a escova metálica.

TINTA ANTIFERRUGEM

A tinta antiferrugem é uma proteção suplementar àquela assegurada pela tinta normal.

Elimine toda a poeira resultante da remoção e passe aguarrás nas venezianas antes da aplicação de antiferrugem.

TINTA

Existem tintas decorativas especialmente fabricadas para proteger os objetos metálicos das intempéries e que, ao mesmo tempo, dispensam o uso de antiferrugem.

Somente após a secagem da camada de antiferrugem é que se deve passar à pintura das venezianas. Veja nas fotos as diversas maneiras de como manejar os pincéis para pintar todos os cantos.

Há, ainda, a tinta em aerossol, que é rápida e prática, exigindo apenas um manuseio regular, mantendo o spray sempre à mesma distância do objeto a ser pintado.


One Response

  1. Isabelli Pereira 25 de Dezembro de 2012

Adicionar Comentário