Qual o material necessário e como executar tapetes entrançados

Um tapete entrançado é feito com tiras de tecido entrançadas e ligadas umas às outras. Para fazer o tapete, além das tiras de tecido, utilize uma agulha de coser e fio forte (linha de tapeçaria) para coser a primeira curva da trança enrolada sobre si mesma. O resto do tapete é cosido com uma agulha grossa de tapeçaria de bico redondo ou uma agulha de ilhós e uma linha grossa encerada. Utilize também uma mola de roupa para prender a extremidade da trança sempre que interromper o trabalho.

Como preparar as tiras de tecido:
As tiras de tecido para entrançar devem ser dobradas e cosidas à mão e assentes com o ferro de passar. Primeiramente, corte o tecido em tiras de 3-6,5 cm de largura (esta depende do peso do tecido e da largura que se quer dar à trança). Corte as tiras seguindo sempre o fio do tecido no seu sentido longitudinal ou transversal, conforme a direcção do tecido que permite obter liras mais compridas. Para determinar a largura conveniente das liras, corte séries de três liras de largura diferente, dobre-as e entrance-as, verificando assim qual é a trança da largura desejada.

Como fazer as tranças:
Faça as tranças seguindo as indicações da gravura em cima. No caso de um tapete redondo, comece por uma volta redonda (v. ilustração inferior da caixa).

Ligação das tranças:
O centro de um tapete entrançado é cosido com uma agulha de coser e fio forte no ponto onde a trança começa a enrolar; o resto do tapeie é cosido com uma agulha de bico redondo, denominada agulha de ilhós, e linha grossa encerada, como a linha de alcatifa ou cordel de estofador. Empregue sempre um comprimento duplo de linha. Ligue as tranças umas às outras, utilizando um fio comprido: quando este terminai, ate-lhe outro comprimento de fio com um nó direito. Trabalhe sobre uma mesa ou outra Superfície plana; não deixe que penda para um dos lados, porque ficaria deformado. Ao coser, puxe bem o fio para que fique escondido nas laçadas da trança, se o fio não for visível em ambas as faces do tapete, este será reversível. Quando o tapete tiver atingido as dimensões desejadas, termine em ponta as três tiras de tecido. Cosa as pontas das tiras às laçadas da trança usando fio condizente com as liras.


Adicionar Comentário