Paisagismo no Lago

Diversas são as opções de plantas para o paisagismo de um lago, no entanto, é importante que a planta escolhida atenda aos seguintes factores:

Diversas são as opções de plantas para o paisagismo de um lago, no entanto, é importante que a planta escolhida atenda aos seguintes factores:

 

  • Estar em harmonia com o jardim, com a residência e com o próprio lago;
  • Possuir folhas perenes e de tamanho grande e flores duradouras para contribuir na redução da manutenção quanto à retirada de folhas e flores que poderiam cair na água;
  • Ter raízes não agressivas e não superficiais;
  • Galhos não quebradiços;
  • Se o lago for visitado por crianças pequenas deve-se cuidar para que não seja tóxicas.

 

Para locais ensolarados e lagos tropicais, podemos escolher palmeiras, bananeiras ornamentais, bambu-mirim, moréias, fórmio, aves-do-paraíso, orquídeas-bambu, etc.

No caso de zonas sombreadas, a escolha ainda engloba palmeira-ráfia, camaedória, lírios-da-paz, beijos, samambaias, entre outras.

Devemos cuidar que muitas plantas palustres têm carácter invasivo. Caso o lago não seja de alvenaria, deve-se controlar o crescimento ou até mesmo evitar o plantio dessas plantas em suas bordas, uma vez que podem avançar e tomar conta do lago.

Muitas trepadeiras também são boas opções para efeito de sombra. Elas podem ser mantidas em pérgolas, caramanchões e suportes naturais.

Árvores de  médio e grande porte devem ser evitadas próximas aos lagos ornamentais construídos, principalmente o chorão que, apesar da grande beleza e harmonia, tem capacidade de “procurar” água pelas raízes e a Tipuana, o Fícus e o Flamboiã que têm raízes superficiais e agressivas, além de folhas pequenas.

paisagismo-lago


3 comentários

  1. Cleciane da silva moreira 28 de Maio de 2014
  2. Regina otonio 25 de Março de 2016

Adicionar Comentário