Outro tipo de revestimento para soalhos

O soalho de madeira pode ser popular, mas nem sempre é prático. Muitas pessoas preferem o conforto e aspeto de uma alcatifa, a tábuas nuas, para além de que é mais fácil e económico colocar uma alcatifa, do que perder tempo com lixadeiras e isolantes.
Ao adquirir uma alcatifa ser-lhe-á oferecido um serviço de aplicação que, embora pareça caro, vale a pena. A alcatifa é pesada e larga generosas, o que a torna difícil de manusear. Não é fácil ajustá-la aos cantos na perfeição. Uma alcatifa mal colocada nunca terá um bom aspecto, mas se o seu orçamento for apertado, então terá mesmo de ser. Se for você a aplicá-la, evite uma alcatifa dispendiosa e grossa e opte antes por uma mais fina e forrada a espuma de borracha.

Nos soalhos modernos é muitas vezes utilizado aglomerado de madeira em substituição das tábuas de soalho, uma vez que, em princípio, é para ser forrado. Embora não tenha as características das tábuas, o aglomerado de madeira não deixa passar o ar e é perfeitamente liso.
As propriedades mais antigas, principalmente as de campo, por vezes têm soalhos de pedra. Os ladrilhos de pedra ou ardósia também podem resultar quando utilizados numa parte de um interior reduzido e moderno. As superfícies danificadas ou rachadas fazem parte do estilo (chame-lhes antes “gastas” e vê-las-á com outros olhos). Por isso, não se deixe desencorajar por qualquer fenda ou perda de cor. Raspe as manchas antigas de sujidade ou tinta e esfregue bem com sabão e água. Tape as fendas com uma massa de enchimento para exteriores, à base de cimento. Basta adicionar-lhe água, mas não a faça muito aguada. Mantém-se utilizável durante cerca de 20 minutos, pelo que deve tapar as fendas, alisar a superfície e limpar a excedente das áreas em redor. Termine com um isolante apropriado. Se precisar de conselhos, contacte o especialista em soalhos de pedra mais perto de si.

Geralmente, os soalhos de ladrilhos são utilizados nas propriedades mais antigas. Alguns são decorativos, tais como os azulejos pintados, enquanto que outros são lisos e mais prosaicos, como os azulejos de cerâmica que podem ser encontrados em cozinhas e casas menos grandiosas. Mais uma vez, se não estiverem em boas condições podem melhorar, desde que lhes aplique uma boa limpeza e renove a pasta de cimento das juntas. Os pequenos espaços deixados por mosaicos incompletos ou em falta podem ser preenchidos e, se achar que está à altura, pintados de modo a condizerem.

É claro que pode ter um soalho de betão antigo e cansativo, mas se gosta desse material industrial pode restaurá-lo e em seguida pintá-lo ou apenas isolá-lo. Tape buracos ou fendas, retirando qualquer material solto, e depois remova toda a poeira (um aspirador fá-lo-á). Preencha os espaços vazios com uma massa de cimento, seguindo as instruções acima para soalhos exteriores. O betão origina poeira e, por isso, terá de o isolar se não o for revestir.


Adicionar Comentário