O que é uma Faca de marcação em madeira

INSTRUMENTOS CORTANTES
Quando pensamos em instrumentos cortantes relacionados com o trabalho em madeira, a aplicação mais comum é a faca de marcação ou a faca de ponta. No entanto, o entusiasta de bricolagem precisará de uma variedade de outras lâminas, algumas das quais têm funções muito específicas. Algumas não se adaptam à ideia convencional de um instrumento de corte, mas todas têm lâminas de metal e são essencialmente ferramentas de corte.

FACAS DE MARCAÇÃO

O objectivo de uma faca de marcação é marcar uma linha cortando ligeiramente as fibras de madeira da superfície e ajudar quando se vai serrar alguma coisa. Não só fornece uma linha guia permanente, como também evita que as fibras lasquem à medida que a serra corta. Estas ferramentas têm normalmente 200 mm e fazem uma linha muito mais fina do que um lápis.

As facas de marcação, são normalmente utilizadas em conjunto com uma régua de aço, uma régua de marceneiro ou um esquadro e são chanfradas apenas num dos lados para que possam ser usadas bem junto à extremidade de aço para se obter precisão.

Estão disponíveis nas versões de destro e de canhoto.

As facas de marcação sem extremidades pontiagudas também são utilizadas frequentemente e são chanfradas tanto do lado esquerdo como do lado direito, dependendo das necessidades do utilizador.

As facas de lâminas duplas estão disponíveis e são ajustadas por um conjunto de parafusos fixadores e reguladores. Normalmente as lâminas estão separadas por 3 a 19 mm. Este tipo de instrumento cortante é utilizado para marcar linhas paralelas, medir encaixes e cortar tiras finas de madeira ou metal para trabalhos de embutidos.

EM CIMA Marque uma linha transversalmente aos veios da madeira com a faca firmemente segura junto à extremidade do esquadro de encosto. Deixa uma linha muito fina sobre as fibras da madeira, que é ideal para trabalhar com um serrote ou um cinzel.

COMO FAZER MARCAÇÕES

Um exemplo típico de uma faca de marcação utilizada em conjunto com uma régua de aço. Ponha os dedos da mão separados para manter uma pressão firme e uniforme na régua, permitindo ao instrumento cortante ser usado mesmo junto à extremidade da régua sem fugir.


Adicionar Comentário